O que é metáfora?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 8 votos

Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo. Amor é fogo que arde sem se ver. — Vi sorrir o amor que tu me deste. —

Exemplos de metáforas. Exemplo 1: Minha prima é uma flor. Explicação: ao lermos essa frase, sabemos que não se trata de um discurso literal. O emissor da mensagem estabelece uma comparação implícita entre a prima e a flor, e essa transferência resulta numa comunicação de sentido figurado.

É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea. Consiste no uso de uma palavra ou uma expressão em um sentido incomum, manifestando de maneira implícita uma relação de semelhança entre dois termos.

Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.

Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, a metáfora é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita. Veja o exemplo abaixo: Carolina é um doce de pessoa.

"A metáfora é uma comparação implítica entre dois elementos de realidades muito diferentes. Por exemplo, quando eu digo que a Amazônia é o pulmão do mundo, eu construo uma metáfora porque associo uma capacidade respiratória do mundo à existência da Amazônia", explica Thiago Braga, professor de redação do pH.

8 sinônimos de metáfora para 1 sentido da palavra metáfora: Comparação implícita entre elementos: 1 imagem, comparação, figura, símbolo, alegoria, representação, tropo, translação.

A comparação é uma figura de linguagem usada para relacionar dois ou mais elementos com base em seus aspectos semelhantes. Essa relação é feita de maneira explícita no discurso, usando palavras que marcam a comparação feita. Difere-se da metáfora, que é uma comparação feita de maneira implícita.

Faça associações livres. Da mesma forma como pensou em possíveis descrições, faça associações entre o que deseja descrever e coisas que podem ser relacionadas com suas características. Evite clichês e coisas óbvias, pois quanto mais inusitado e interessante for o resultado, melhor.

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

A metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo conectivo de comparação (como, tal qual) fica subentendido na frase. Exemplos: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem que voa.)

Muitas escolas já usam metáforas como parte de sua metodologia pedagógica. Para isso pode ser criado um grupo de símbolos que permite aos alunos associar de maneira rápida um determinado conceito. Um exemplo: usar as características da natureza ou mesmo do reino animal para ativar habilidades.

1326), metáfora se define como “recurso de linguagem em que a significação natural duma palavra é substituída por outra com quem tem relação de semelhança”.