O que é melhor para o diabético pão ou tapioca?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Por ter menor índice glicêmico, o pão francês libera a insulina mais lentamente do que a tapioca.

O mais indicado seria um pão integral, ou para controlar o índice glicêmico da tapioca pode se colocar no recheio da tapioca gergelim, chia ou aveia e flocos, pois acrescentando fibra na tapioca terá um menos índice glicêmico deste alimento.

Essa dúvida ocorre porque além do alimento ser uma delícia e popular no Brasil, ele ainda é aliado para quem segue regimes ou dietas para perda de peso. Dessa forma, o blog traz hoje a resposta para essa pergunta: enfim, quem tem diabetes pode comer tapioca? A resposta é sim.

Chia, linhaça e nozes são exemplos de alimentos que turbinam o pão com fibras e gorduras bem-vindas.

Apesar de conter menos sódio, a tapioca concentra mais calorias e carboidratos do que o pão, além de não ter fibras. Isso quer dizer que o seu índice glicêmico é maior, ou seja, ela é rapidamente digerida pelo organismo e é transformada em glicose (açúcar) no sangue com mais rapidez do que o pão integral.

O integral é a melhor opção. Mas não é todo dia que a gente quer comer o pão integral. Então, vai comer o pão francês, fazer uma boa combinação pão francês com um pouco de manteiga, que é gordura, dar uma segurada. Se puder tirar o miolo, vai ajudar também lembrando que o pão ele tem um alto índice glicêmico.

Quem tem diabetes pode comer tapioca, beterraba, batata doce e ovo? Sim, quem tem diabetes pode comer tapioca, beterraba, batata doce e ovo, desde que todos esses alimentos sejam consumidos nas doses certas e estejam inseridos numa dieta alimentar personalizada, balanceada e adequada para diabéticos.

A dieta deve ser balanceada, para evitar alterações de glicose ou aumento do peso e gordura abdominal”, avisa a nutricionista. Além de ser transformada rapidamente em açúcar no sangue, a tapioca carrega outros problemas como a quantidade de farinha que se usa para fazer uma porção – e o recheio, é claro.

Assim, alimentos como pão francês, massas e tapioca tem alto teor de carboidratos e alto índice glicêmico. Isso significa que assim que esses alimentos entram no organismo, a glicemia sobe bastante.

Alimentos para diabéticos
Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

Segundo Carol Netto, “O mais importante é que as pessoas com diabetes se sintam felizes com a escolha do alimento que desejam consumir. Se preferem pão francês, podem comê-lo. Se preferem torrada, também podem comê-la, seja com queijo, manteiga ou outros acompanhamentos, mas sempre com consciência na quantidade.

A recomendação é investir em morango, abacate, coco, banana, kiwi, laranja com bagaço, maçã e pera. Itens como nozes, castanhas e amêndoas são boas opções para controlar os níveis de açúcar no sangue. As oleaginosas são fontes de fibras, gorduras boas, proteínas e contribuem com a saciedade.