O que colocar na tapioca para baixar o índice glicêmico?

Perguntado por: alessa7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Como melhorar o índice glicêmico da tapioca?

  1. Tapioca + Guacamole;
  2. Tapioca + Ovos mexidos com ervas;
  3. Tapioca + Frango desfiado com creme de ricota;
  4. Tapioca + semente de chia + queijo branco tostado com tomate;
  5. Tapioca + pasta de amendoim integral + banana + lascas de coco fresco + castanhas picadas.

Para você saber como a tapioca influencia na glicemia da pessoa com diabetes precisa conseguir reduzir a formação de glicose e evitar picos de glicemia, basta acrescentar fibras na massa da tapioca. Para esse fim, a pessoa pode utilizar farelo de aveia, por exemplo.

Pelo fato de a tapioca não possuir muitos nutrientes, incluir fibras e proteínas nos recheios torna o alimento mais saudável. Acrescente linhaça, gergelim, aveia e chia na massa antes do preparo. Já para o recheio, opte por vegetais, legumes, queijo branco, atum, frango, ovos, frutas, entre outros.

Este tipo de amido que não é digerido, ou seja, não é quebrado em forma de glicose, para ser absorvido pelo sangue. Entretanto, é preciso ficar atento a quantidade de ingestão da mesma, uma vez que ela possui carboidratos e dessa forma, pode aumentar os níveis de glicose no sangue em casos de alto consumo.

Pessoas com diabetes podem consumir tapioca com moderação, adaptando a um plano alimentar específico para o seu tipo de diabetes, preferencialmente montado por um nutricionista. Para diminuir a produção de glicose e prevenir picos na glicemia, uma sugestão é incorporar fibras à massa da tapioca, como o farelo de aveia.

Dica da nutricionista do HCor para adotar uma rotina alimentar de baixo índice glicêmico: uma dica é a escolha por alimentos na sua forma integral e o abandono de alimentos refinados como açúcares e cereais refinados como arroz, pão branco, etc. “Nestes casos, prefira sempre as opções integrais.

Quem tem diabetes pode comer tapioca, beterraba, batata doce e ovo? Sim, quem tem diabetes pode comer tapioca, beterraba, batata doce e ovo, desde que todos esses alimentos sejam consumidos nas doses certas e estejam inseridos numa dieta alimentar personalizada, balanceada e adequada para diabéticos.

Ideal para quem possui algum tipo de intolerância ou alergia a glúten, a tapioca pode ser uma excelente opção para um plano de alimentação balanceado, saudável e até mesmo dietas restritivas sem glúten.

Por ser rica em carboidratos, o consumo exagerado de tapioca favorece o aumento de calorias da dieta, podendo engordar. Além disso, recheios muito calóricos, como manteiga, queijo amarelo, geleia e manteiga de amendoim, também podem aumentar as calorias da tapioca, promovendo o ganho de peso.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.