O que é melhor fisioterapia ou quiropraxia?

Perguntado por: oaragao4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

A Fisioterapia é focada na recuperação dos músculos, possibilitando a realização das atividades diárias, já a Quiropraxia visa a eliminação de dores que incomodam devido aos maus hábitos do dia a dia, se transformando em um estilo de vida para atingir uma qualidade de vida melhor.

A quiropraxia traz uma série de benefícios, não apenas para quem tem as doenças que citamos, mas também para outras pessoas. Mesmo que esteja com incômodos na coluna, articulações ou sistema muscular e que não possua complicações severas de saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a “Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral”.

Atualmente, existem mais de 240 mil fisioterapeutas no Brasil, sendo que a Quiropraxia é reconhecida desde 2001 pelo COFFITO como especialidade da Fisioterapia.

Lembramos também que a quiropraxia não é indicada para pessoas que tenham algum problema de instabilidade na medula espinhal, hérnia de disco grave, fraturas que ainda estejam em processo de recuperação, e demais contra indicações que precisam ser avaliadas.

A quiropraxia não é indicada para pessoas com doenças articulares, com fraturas ou com doenças mais específicas, que pedem a liberação de um médico especialista. De qualquer forma, Fernando afirma que “o profissional graduado saberá quando não atender e encaminhar o paciente a outro profissional da saúde”.

As sessões custam em média R$200,00, mas este preço pode variar de acordo com a localização da clínica e experiência do profissional.

Se a coluna já apresenta sintomas patológicos, a quiropraxia também pode ajudar por meio do tratamento.

Por isso, é comum sentir receio da quiropraxia. No entanto, o fisioterapeuta afirma que as dores que alguns pacientes relatam sentir após o tratamento é algo momentâneo, que tende a desaparecer nas primeiras 24 horas.

Nenhum convênio cobre o atendimento de quiropraxia. A Quiropraxia não é um tratamento constante no rol de obrigações das operadoras pela Agência Nacional de Saúde. Por isso, os convênios não cobrem.

Uma sessão de quiropraxia envolve manipulações nos músculos, ligamentos e na coluna, de forma a estimular as articulações. Além disso, pode ser feita a orientação de exercícios para correção da postura, por exemplo. As sessões de quiropraxia costumam durar entre 15 a 30 minutos.