O que é melhor dipirona ou ibuprofeno?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Este estudo demonstrou que, em dose oral única, o ibuprofeno proporciona atividade antipirética mais acentuada do que a dipirona, principalmente na febre alta. Ambas as medicações foram bem toleradas e seguras em curto prazo.

Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações.

Ibuprofeno é um medicamento indicado para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares. Como o Ibuprofeno Prati-Donaduzzi funciona?

Os analgésicos e antitérmicos são grandes aliados no manejo da dor leve a moderada e da febre. O paracetamol, a dipirona e o ibuprofeno são exemplos de analgésicos com propriedades antitérmicas em sua composição.

Dipirona + Ibuprofeno Maior Pode resultar em risco aumentado de sangramento.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Uma pesquisa, ainda inconclusiva, propõe que o ibuprofeno e outros anti-inflamatórios devem ser evitados no caso de dor ou febre.

A ação da dipirona e do ibuprofeno costuma ter início, em média, após 30 minutos da ingestão, com pico cerca de duas horas depois.

Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Quem tem alergia a dipirona pode tomar ibuprofeno? Na maioria das vezes não. Geralmente quem tem alergia a um anti-inflamatório tem alergia a toda a família dos anti-inflamatórios. Isso inclui ibuprofeno, aspirina, diclofenaco e outros.

Não utilize este produto contra a dor por mais de 10 dias ou contra a febre por mais de 3 dias, a menos que seja prescrito pelo médico. Não ultrapasse a dose recomendada. Não tome este produto com outros medicamentos contendo ibuprofeno ou outros medicamentos para dor, exceto sob orientação médica.

Constipação (prisão de ventre), diarreia, dispepsia (indigestão), edema (inchaço), flatulência (gases), hiper secreção gástrica (aumento da quantidade de suco estomacal), dor de cabeça, irritabilidade, nervosismo, prurido (coceira) de pele, zumbido e vômitos.

Ibuprofeno é um medicamento analgésico e anti-inflamatório, indicado para o alívio de dores e febre decorrentes de gripes e resfriados. Também colabora com a redução de dores de garganta, de cabeça, de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.

“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.