O que é melanina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Melanina é a denominação genérica de uma classe de compostos poliméricos derivados da tirosina, que é existente nos reinos Animal, Planta e Protista e cuja principal função é a pigmentação e proteção contra a radiação solar.

A melanina é um pigmento responsável por dar cor à pele e pelos, bem como conferir proteção contra os raios ultravioleta. A melanina é um tipo de proteína produzido nos melanócitos a partir de um aminoácido essencial chamado tirosina.

A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns fatores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.

No caso da melanina alta, não há muito com o que se preocupar. Pessoas que produzem a proteína excessivamente costumam apresentar manchas na pele, chamadas de hiperpigmentações, que são completamente inofensivas (desde que esta seja a origem delas).

A produção de melanina é feita pelos melanócitos ou melanoblastos, células da camada basal da epiderme que mantêm contacto com os queratinócitos por intermédio de projeções citoplasmáticas.

Falando em vitaminas, existem vários alimentos que ajudam a criar melanina no corpo. A vitamina A se destaca, especialmente aquelas com betacaroteno como cenoura, espinafre, agrião, tomate e páprica vermelha.

Hipopigmentação: quantidade anormalmente baixa de melanina, podendo gerar manchas brancas. Hiperpigmentação: aumento na produção de melanina, gerando, por exemplo, uma mancha.

O aumento da melanina, no entanto, nem sempre é benéfico. Sua alta produção pode causar que comprometem a autoestima. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma é mais frequente na face e entre o público feminino.

Outro ácido clareador bastante eficiente é o Ácido Tranexâmico Ele tem o poder de inibir a síntese de melanina, clareando assim algumas manchas da pele e pode ser, inclusive, considerado um ácido para melasma.

A acumulação de melanina pode resultar na formação de marcas coloridas na superfície da pele. Estas manchas escuras localizam-se principalmente no rosto, decote e costas das mãos e são, geralmente, inofensivas e estão associadas ao envelhecimento cutâneo.