O que é MD?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Popular principalmente em baladas, shows, raves e outras festas, o MD é uma substância psicotrópica ingerida via oral usada frequentemente como droga recreativa. Ele é considerado uma espécie de “versão melhorada” do ecstasy, que perdeu sua popularidade quando passou a ser misturado com outras substâncias.

Os principais efeitos - ou sintomas - do uso do MD são a euforia, elevação da temperatura corporal e aumento da sensibilidade física. Além disso, algumas pessoas se sentem mais perceptivas em relação a estímulos sonoros, como música. Esses efeitos podem durar de três a seis horas.

"Cada comprimido de ecstasy é vendido por R$ 50 e grama do MD é vendida a R$ 100.

O MD também é facílimo de ser transportado por ser incolor, inodoro e insípido.

Para o MD, é bom pensar no comprimido, que geralmente tem de 80 a 150 mg, como referência de dose. “Comece por um terço [da dose padrão] e espere o efeito por pelo menos uma hora”, alerta Schenberg. Ou seja, se você compra 1 grama em pó, faça as contas e evite exageros.

“A pessoa fica com vontade de tocar mais nos outros, de expressar mais seus sentimentos, além de aumentar a empatia. São os chamados efeitos intactógenos, por isso que o MD foi apelidado, nos anos 1960, de a 'droga do amor'”, explica Pedro Coser, psiquiatra da Comunidade de Saúde da Alice.

Quais são os riscos e efeitos colaterais que o MD pode provocar? O MDMA afeta diretamente os neurotransmissores e, com isso, provoca distúrbios graves ao organismo.

No caso específico do MD, a duração costuma variar entre duas e oito horas, ainda que possa permanecer no organismo por um período de 48 horas. Ou seja, um tempo prolongado, que pode colocar a pessoa em risco diante da falta de controle de si. Já o pico de sensações costuma durar menos de uma hora.

Verdade – Não é aconselhável consumir ecstasy em qualquer circunstância. Associar ecstasy com bebidas alcoólicas ou muito açucaradas, aumenta a probabilidade de desidratação, pode conduzir a situações críticas para a vida da pessoa.

Geralmente em pó ou cristal, o MDMA pode ser colocado debaixo da língua ou misturado num líquido, muitas vezes ao álcool. O efeito dura de duas a oito horas, mas é totalmente eliminado do organismo até 48 horas depois do uso.