O que é maltodextrina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Maltodextrina é o resultado da hidrólise do amido de milho ou da fécula, normalmente se apresentando comercialmente na forma de pó branco, composto por uma mistura de vários oligômeros da glicose, compostos por cinco a dez unidades. Pode ser definida como um polímero da glicose.

Maltodextrina é um suplemento, também conhecido apenas como malto, que funciona como um combustível de energia para que atletas e praticantes de atividades físicas consigam ter uma melhor performance e desempenho durante os treinos.

Maltodextrina: o que é malto? Malto é um suplemento desenvolvido especialmente para auxiliar as pessoas a terem mais energia para queimar durante os treinos físicos. Por isso, é muito comum que os profissionais da área de saúde e nutrição indiquem o seu consumo para atletas e pessoas que praticam exercícios físicos.

Benefícios da maltodextrina

  • É uma ótima fonte de energia para o organismo;
  • Regula a pressão osmótica;
  • Retarda os sintomas da fadiga;
  • Ajuda a evitar a hipoglicemia e a hiperinsulinemia;
  • Auxilia na absorção de aminoácidos;
  • Evita a perda de massa muscular;

A maltodextrina pode substituir o açúcar? Por ter sabor neutro, muitos alimentos fit acabam substituindo o açúcar comum por maltodextrina misturada a adoçantes artificiais. Na verdade, ela não é um açúcar, mas um polímero de glicose.

Como a maltodextrina age no organismo
Como já foi dito, a Maltodextrina é um carboidrato complexo e com isso tem uma combinação de polímeros de glicose. Estes polímeros são liberados gradativamente no organismo, garantindo energia por um longo período, diminuindo a fadiga durante as sessões de treinamento físico.

O consumo desta substância normalmente não traz qualquer risco para a saúde. No entanto, o uso não orientado e excessivo pode levar ao aumento de peso, pois o excesso de energia do carboidratos no corpo é armazenado como gordura.

O consumo em excesso da maltodextrina pode acarretar certos problemas. Pode ocorrer um aumento na produção de insulina, em decorrência dos picos de glicose, o que favorece a hipoglicemia, por exemplo. Em doses muito altas também há o risco de diarreias, náuseas e vômitos.

Por conter um alto índice glicêmico, se utilizada em grande quantidade tanto no pré quanto no pós-treino, a maltodextrina pode ser prejudicial, pois eleva rapidamente os níveis de açúcar do sangue podendo causar hipoglicemia, diarreias, náuseas e vômitos. Já os diabéticos devem evitar seu uso.

É recomendado a utilização do produto como pré-treino, pós-treino ou intra-treino a maltodextrina. Pois é um carboidrato de alto índice glicêmico, absorvendo em rápidos minutos. Utilize uma porção ou a quantidade recomendada pelo seu nutricionista.