O que e malaria?
O que é? Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo microrganismo Plasmodium. Quais os sintomas?
O que é malária e o que causa
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do tipo Plasmodium, transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles, também conhecido como “mosquito prego”.
O que a malária causa no ser humano
As pessoas têm calafrios com tremores, seguidos de febre, e podem ter dor de cabeça, dores no corpo, enjoo e podem sentir cansaço. Um tipo de malária causa sérios sintomas, como delírio, confusão, convulsões, coma, problemas graves de respiração, insuficiência renal, diarreia e, por vezes, morte.
Porque a malária pode matar
A malária pode causar anemia e icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos) devido à perda de glóbulos vermelhos. Se não tratada de imediato, a infecção pode se tornar grave e causar insuficiência renal, convulsões, confusão mental, coma e morte.
Quais são os órgãos que a malária afeta
Embora as manifestações clínicas sejam semelhantes, no caso da malária causada pelo P. Falciparum, pode ocorrer o comprometimento de vários órgãos, como fígado e rins, e de sistemas inteiros, como o sistema nervoso central e circulatório.
Qual é o tratamento da malária
O tratamento da malária visa eliminar o mais rapidamente possível o parasita da corrente sanguínea do indivíduo e deve ser iniciado o mais rapidamente possível. O tratamento imediato com antimalárico – até 24h após o início da febre – é fundamental para prevenir as complicações.
Qual é o sintoma mais comum da malária
Os sintomas mais comuns da malária são:
calafrios; tremores; sudorese; dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.
Quanto tempo dura a malária no corpo
Teoricamente, a malária leva mais ou menos de um ano e meio a três anos para autolimitar-se, isto é, para as febres desaparecerem e o indivíduo ficar em equilíbrio com o parasita.
Onde tem mosquito da malária
A maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), área endêmica para a doença.
O que podemos fazer para evitar a malária
A malária não pode ser transmitida pela água. Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.