O que é mais saudável atum ou sardinha?

Perguntado por: oassis2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

E se o paladar quiser variar, uma outra opção é o atum enlatado. Embora tenha composição diferente da sardinha, este tipo de peixe também é rico em ômega-3, além de ser excelente fonte de proteína e minerais. Porém, quando o assunto é cálcio, a sardinha ainda leva a melhor, já que é processada com a espinha.

Em relação às vitaminas, existe mais vitamina A, B3 e B6 no atum, ao passo que o teor de ácido fólico, vitamina B12 e vitamina D é mais elevado na sardinha. Quanto aos minerais, apresenta maior quantidade de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco, e níveis menos exagerados de sódio.

As sardinhas em geral têm maior quantidade de ômega-3 do que o atum. Além disso, alguns especialistas afirmam que as sardinhas se alimentam de plâncton e não de outros peixes, como é o caso do atum. Por conta disso, é menos provável que as sardinhas contenham toxinas.

As sardinhas são um tipo de peixe de baixo valor nutricional, mas são uma ótima fonte de proteína, vitamina B12 e ômega-3. Já o atum é um peixe oceânico que pertence à família dos Thunnidae. Ele é muito maior do que a sardinha, podendo chegar a mais de 1,5 m de comprimento e pesar mais de 100 kg.

2 – Sardinha
Você pode intercalar o consumo de atum e sardinha para não enjoar. Além disso, normalmente a sardinha sai mais em conta. Também pode ser utilizada nas refeições principais ou nos lanches intermediários, com lanches e em receitas.

Toda sardinha é rica em ômega 3, sendo uma das principais fontes da substância. Contudo, devido ao processo de preparo e de conserva, o valor da versão enlatada pode variar de um produto para o outro. Isso não afeta a qualidade da sardinha, mas pode fazer diferença para quem deve seguir uma dieta rica na substância.

A sardinha e uma excelente fonte de omega 3 e o seu consumo melhora os níveis de HDL. A sardinha enlatada, especialmente aquela conservada em óleo, pode ser uma opção saudável e nutritiva quando incluída numa dieta equilibrada.

Uma lata tem, em média, 0,6 gramas da gordura saudável, o ômega-3. É menos que a sardinha, mas um bom valor. Em termos proteicos, o atum enlatado arrasa: em 100 gramas, são 26,2 gramas. Perto da colega sardinha, é pobre em cálcio – tem só 7 miligramas do mineral.

A versão em água tem apenas atum, água e sal. Segundo o nutricionista, essa é a opção mais interessante, pois ela preserva melhor os nutrientes do fruto do mar. “Mesmo que o atum em água tenha sódio adicionado, é uma quantidade pequena.

Por outro lado, o atum enlatado em água é uma opção com menos calorias e gordura. Isso torna essa opção mais atraente para quem deseja controlar a ingestão de calorias e gorduras na dieta. Além disso, a água ajuda a manter o nível de hidratação do corpo e pode ajudar a controlar o apetite.

Muito encontrado no litoral brasileiro, a Cavalinha, nome dado a diversas espécies de peixes médios e pequenos, menores que a sardinha, é uma opção boa e barata para o período.

matrinxã

A matrinxã (Brycon cephalus, pronuncia-se ma-trin-cham) vem sendo pesquisada como uma opção à sardinha (Sardinella brasiliensis), que responde por dois terços do mercado nacional de peixes em conserva.

1. Salmão. Esse peixe é bastante popular no Brasil, sendo um dos mais nutritivos. O salmão é rico em ácidos graxos, como o ômega 3, cujos benefícios foram citados acima.