O que é low carb?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Dietas de baixa ingestão de carboidratos, também conhecidas como dietas "low carb", são programas alimentares que restringem o consumo de carboidratos, muito usadas para o tratamento da obesidade ou da diabetes.

Afinal, o que é dieta low carb? Vamos à tradução: low significa “baixo” em inglês, e “carb”, como você já deve imaginar, é um apelido carinhoso para os carboidratos. Ou seja, a dieta low carb nada mais é do que uma proposta de alimentação baseada na atenção ao consumo de carboidratos.

Alimentos livres na dieta low carb
Peixes e frutos do mar: salmão, truta, camarão, sardinhas etc. Legumes: espinafre, couve-flor, brócolis, aspargos etc. Nozes e sementes: amêndoas, nozes pecã, sementes de abóbora etc. Óleos saudáveis: azeite, óleo de coco, óleo de abacate etc.

Não há um consenso claro sobre o que define uma dieta pobre em carboidratos , embora o termo “low carb” inclui dietas que ofertam desde 100g até menos de 50g de carboidrato por dia.

Como fazer dieta low carb para iniciantes? A dieta low carb começa na reeducação alimentar e na redução do consumo de carboidratos simples do nosso dia a dia. É preciso retirar das refeições os alimentos processados, a farinha de trigo, os açúcares e refrigerantes e dar espaço para alimentos mais saudáveis.

Dependendo do corte e da forma de preparo, as carnes bovinas podem ser grandes aliadas da dieta low carb! São ótimas fontes de proteína na alimentação e possuem diversos nutrientes essenciais para o organismo, como ferro, zinco, magnésio, selênio e vitaminas do complexo B.

Dê preferência para frutas com menor teor de açúcar, tais como: kiwi, frutas vermelhas (morango, mirtilo, framboesa, amora e pitanga), limão, maracujá, acerola etc. Coco e abacate são frutas com baixo teor de carboidratos e alto percentual de gorduras do bem. Portanto, podem e devem ser incluídas no cardápio.

Pão e outros carboidratos não são inimigos
A nutricionista Rachael Hartley avalia que as dietas low carb são as grandes responsáveis pela má reputação do pão. “O pão é injustamente demonizado, mais do que muitas outras fontes de carboidrato”, disse ela.

Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas, principalmente do complexo B, carboidratos e fibras. Basta uma porção diária da sua favorita”.

Além disso, existem alguns alimentos que não contém carboidratos, como é o caso das proteínas, como frango, ovos e peixes, e das gorduras, como azeite e óleo de abacate. O carboidrato é um nutriente importante para fornecer energia para o corpo e que está presente em diversos alimentos.

ARROZ (branco mesmo) E FEIJÃO PODEM SIM.

Lanche low carb para noite
Para o jantar, você pode preparar diferentes tipos de refeições low carb que sejam leves, saudáveis e nutritivas, como: ovos cozidos com legumes e salada; pão low carb com hummus; lasanha de berinjela (sem massa!);