O que é linguagem formal?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Entende-se por linguagem formal estudo de modelos matemáticos que possibilitam a especificação e o reconhecimento de linguagens, suas classificações, estruturas, propriedades, características e inter-relacionamentos.

A linguagem formal não usa coloquialismos, abreviações ou gírias. Usamos principalmente linguagem formal ao escrever, como em artigos acadêmicos, e-mails comerciais ou relatórios. No entanto, a linguagem formal também é utilizada em casos de palestras ou apresentações.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

Informal é um adjetivo de dois gêneros, que descreve algo ou alguém que não é formal ou uma situação em que não existe formalidade. Uma pessoa informal é uma pessoa descontraída, que não segue regras rígidas. Também é uma palavra usada para descrever situações onde há cumplicidade, confiança ou familiaridade.

Vamos ver alguns exemplos de frases construídas com a linguagem formal:

  • Senhora, aceitaria uma xícara de chá?
  • Prezado, anexei a este e-mail o ofício referente à requisição solicitada.
  • Vossa Excelência participou da reunião.
  • Estou muito bem, obrigada!
  • Infelizmente, não poderei ajudá-lo, senhor.

A linguagem formal é o tipo de estrutura linguística que você deve utilizar em meios profissionais, acadêmicos e literários. Entretanto, ela não se limita a estes usos podendo fazer parte da sua rotina também quando você se comunica por e-mail ou dá início a uma conversa com alguém com quem não tem muita intimidade.

A linguagem culta é o modo mais formal de se falar e escrever, utilizado em situações mais sérias e oficiais, é uma linguagem mais preocupada com as normas de gramática e pronúncia. Como o próprio nome já diz, a linguagem culta está pautada na utilização da norma culta.

A linguagem informal é superficial e sem preocupações quanto ao estilo, à linguagem e à norma culta. Ela garante algumas liberdades na escrita, mas também pode ser prejudicial se utilizada em momentos inadequados.

Utilização de gírias, palavrões, palavras inventadas, onomatopeias, gestos,…; Uso de palavras abreviadas ou contraídas: cê, pra, tá,…; Sujeita a variações regionais, culturais e sociais; Registro espontâneo e pouco prestigiado, por vezes incorreto e desleixado.

Significado de Formal
adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal. Característicos de eventos solenes; em que há pompa: traje formal.

14 sinônimos de informal para 2 sentidos da palavra informal: Que não cumpre formalidades: 1 descontraído, relaxado, despojado, familiar, íntimo, esportivo, esporte, desportivo, simples, natural, coloquial.

A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano. A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente.

A linguagem coloquial é uma variação de linguagem popular utilizada em situações cotidianas mais informais.

Características da linguagem formal:
Segue rigorosamente as regras da gramática; Pronúncia clara e correta das palavras; Vocabulário rico e vasto.