O que é leucopenia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Leucopenia é a redução do número de leucocitos no sangue. É uma das principais causas de encaminhamento de pacientes e indivíduos sadios ao hematologista.

Leucócitos Baixos ou Leucopenia – Em que Consiste a Leucopenia. Uma contagem baixa de glóbulos brancos significa que sua corrente sanguínea contém menos células que combatem infecções e doenças (leucócitos) do que o normal.

Apresentar leucopenia pode significar que a pessoa está mais predisposta a desenvolver certas infecções e doenças porque seu sistema imunológico não é tão forte quanto deveria".

Quando ocorrem sintomas, eles geralmente resultam de infecções bacterianas. O risco de infecções bacterianas aumenta levemente quando o nível de neutrófilos cai abaixo de 1.000/mm³, mas é substancialmente mais alto quando a contagem é menor que 500/mm³.

Os sintomas de leucopenia são variáveis entre indivíduos afetados e dependem da causa e gravidade do problema. A falta de energia, cefaleias, febre e irritabilidade são sintomas comuns. Podem ocorrer mais infeções e feridas na boca. Por vezes, pessoas com leucopenia podem desenvolver desejos por líquidos quentes.

Entre as viroses que cursam com leucopenia, a gripe é a mais freqüente. Da mesma forma, outras viroses, como hepatite por vírus A, B ou C, mononuleose infecciosa, rubéola, sarampo, dengue e ainda a infecção pelo HIV.

2. Vegetais verdes-escuros. Os vegetais verdes-escuros (como brócolis, couve, rúcula, nabo e espinafre) são ricos em ferro e ácido fólico — um nutriente que contribui com a formação das células de defesa do organismo: os leucócitos, que se formam na medula óssea.

A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemias podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.

As leucopenias devem ser avaliadas por um médico hematologista e, em alguns casos, constata-se que a causa da leucopenia é constitucional, isto é, apenas a contagem do leucócito sai da média da normalidade, mas não há significado patológico. Por isso se considera uma “falsa leucopenia”.

Laranja, limão, abacaxi, maracujá são algumas opções de frutas cítricas que aumentam a imunidade. Elas são ricas em vitamina C, responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. Brócolis, couve e outros vegetais verde escuro também colaboram para uma imunidade mais alta.

O maior perigo de plaquetas baixas é acontecer algum sangramento grave. “Depende de quão baixa está o nível de plaquetas, principalmente se tivermos um nível abaixo de 20.0000/mm hemograma, mas o maior risco da plaqueta baixa é sangramento”, a médica explica.

O médico hematologista é apto a identificar irregularidades de contagem sanguínea – ou seja, a taxa dos glóbulos vermelhos (também denominados hemácias ou eritrócitos) e dos glóbulos brancos (também denominados leucócitos).

Leucócitos são células sanguíneas também conhecidas como glóbulos brancos, e atuam para a defesa do organismo. O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide.

A contagem normal de leucócitos em adultos varia de aproximadamente 4.000 a 10.000 células / mm3. Consequentemente, uma contagem total de leucócitos acima dessa faixa constitui a presença de leucocitose.