O que é leucocitose?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os glóbulos brancos do corpo (leucócitos) ajudam a proteger contra doenças e enfermidades e a combater micro-organismos prejudiciais. Quando esses glóbulos brancos estão acima da faixa normal, isso é chamado de leucocitose.

As taxas globais de leucócitos para homens adultos normais estão entre 4.500 e 11.000 por milímetro cúbico de sangue . Considera-se que há leucocitose quando a pessoa apresenta mais de 11.000 leucócitos por milímetro cúbico de sangue .

Leucócitos altos
O aumento dos leucócitos, também chamada de leucocitose, acontece quando essas células estão acima de 11.000/µL. Esse quadro também pode se desenvolver por diversos motivos, sendo os principais: Infecção bacteriana ou viral. Processo inflamatório (trauma, cirurgias, doenças reumatológicas e queimaduras ...

A leucemia é um câncer que surge na medula óssea, provocando a produção descontrolada de leucócitos. Ao contrário da leucocitose que surge nas infecções, a leucocitose da leucemia é um evento anormal e danoso. Os leucócitos da leucemia são atípicos, incapazes de combater agentes infecciosos.

Após o diagnóstico preciso do médico, o uso de vitaminas e esteroides podem aumentar o número de produção dos Leucócitos na medula óssea. Em alguns casos, o tratamento pode incluir tomar um medicamento chamado fator de crescimento que estimula a medula óssea a produzir novos glóbulos brancos saudáveis.

Causas. As causas comuns de leucocitose incluem infecção, mas também pode ocorrer se uma pessoa tiver tumores ósseos ou leucemia. Outros estresses no corpo causados ​​por exercícios extenuantes, convulsões, estresse emocional e gravidez / parto também são conhecidos por serem as causas dessa condição.

A principal causa de leucocitose são infecções, principalmente às custas de neutrófilos. A presença de febre, calafrios, suores noturnos, perda de peso não intencional, fadiga ou hematomas fáceis são sintomas típicos de uma malignidade subjacente.

Leucócitos altos
O aumento no número de leucócitos, também conhecido como leucocitose, ocorre quando o exame indica um valor superior a 10.000 glóbulos brancos/mcL. Ele pode estar estar relacionado a problemas como: Infecção bacteriana. Inflamação.

A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemias podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.

O que são leucócitos alterados? O valor normal e esperado de leucócitos para o exame de uma pessoa saudável varia entre 4.500 a 11.000 leucócitos/mm³, para adultos.

Os principais sinais e sintomas da leucemia são: Sintomas devido à diminuição dos glóbulos vermelhos (Anemia). A escassez de glóbulos vermelhos pode provocar fadiga, fraqueza, sensação de frio, tontura, dores de cabeça, falta de ar e palidez. Sintomas devido à diminuição dos glóbulos brancos.

Se o valor de referência for superior a 1000 ng/ml, pode ser mais sugestivo de um tumor maligno. Já em valores aproximados a 500 ng/ml, pode ser sinal de quadro de cirrose ou hepatite crônica, por exemplo.

O médico hematologista é apto a identificar irregularidades de contagem sanguínea – ou seja, a taxa dos glóbulos vermelhos (também denominados hemácias ou eritrócitos) e dos glóbulos brancos (também denominados leucócitos).

Laranja, limão, abacaxi, maracujá são algumas opções de frutas cítricas que aumentam a imunidade. Elas são ricas em vitamina C, responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. Brócolis, couve e outros vegetais verde escuro também colaboram para uma imunidade mais alta.

Estar com plaquetas baixas significa que a contagem de plaquetas no sangue está abaixo de 150.0000/mm³. Por outro lado, estar com plaquetas altas quer dizer que há mais de 450.000/mm³ desse componente. Essas alterações podem ocorrer por diversos motivos, como uso de determinados medicamentos ou a presença de um câncer.