O que é leucocitos na urina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

– Leucócitos na urina: Os leucócitos são células de defesa no nosso sangue. Quando se visualiza um número aumentado de leucócitos e/ou um teste positivo para esterase leucocitária pode indicar uma infecção ou inflamação em algum lugar do trato urinário.

O número de leucócitos, nas uroculturas positivas para infecção do trato urinário (ITU), foi de 22% para <10.000/mL e 68% >10.000/mL. Estudos mostram que o número de leucócitos é considerado anormal somente acima de 10.000/mL, sugerindo ITU.

O que pode indicar leucócitos altos na urina? A presença de leucócitos altos na urina é chamada de leucocitúria. Geralmente, quando ocorre, pode significar a presença de bactérias, como a que provoca a infecção urinária, principalmente se acompanhado de sintomas como ardência, dificuldade ou dor ao urinar.

Leucócitos altos
O aumento dos leucócitos, também chamada de leucocitose, acontece quando essas células estão acima de 11.000/µL. Esse quadro também pode se desenvolver por diversos motivos, sendo os principais: Infecção bacteriana ou viral. Processo inflamatório (trauma, cirurgias, doenças reumatológicas e queimaduras ...

A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Contudo, durante algumas infecções do trato urinário ou outras doenças mais graves, como alguns tipos de câncer, é possível encontrar altos índices de leucócitos na urina. Os leucócitos na urina ainda podem ser um indicativo de gravidez e também provocar sintomas como febre e sangue na urina.

Alterações na composição
Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. Já a presença de glicose pode ser diabetes ou problemas renais. Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.

A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemias podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.

A chamada Pielonefrite ocorre quando a infecção chega aos rins, tornando-se a variação mais preocupante da infecção urinária, podendo levar a uma infecção generalizada e até mesmo o óbito do paciente.

O que são leucócitos alterados? O valor normal e esperado de leucócitos para o exame de uma pessoa saudável varia entre 4.500 a 11.000 leucócitos/mm³, para adultos.