O que é kombucha?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Kombucha é um chá fermentado, levemente efervescente e adoçado, comumente consumido por seus supostos benefícios à saúde. Suco, frutas ou outros aromas são frequentemente adicionados. Acredita-se que o Kombucha tenha se originado na China, onde a bebida é tradicional.

O kombucha é uma bebida milenar de origem chinesa feita à base de chá, açúcar e uma cultura viva conhecida como scoby, sigla em inglês para Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras. É a responsável pela fermentação da bebida, que por meio do processo metabólico transforma a cafeína e o açúcar em probióticos.

A kombucha, apesar de ser consumida gelada, como auxilia na imunidade do corpo, deixa o organismo menos suscetível a determinadas doenças. Os micro-organismos presentes na fermentação da kombucha reforçam o trânsito intestinal e evitam incômodos, como a constipação e a diarreia.

A bebida também é rica em vitaminas do complexo B (gera energia) e vitamina K (responsável pela coagulação sanguínea). O gosto do kombucha é agridoce, ácido e aromático. Lembra uma sidra ou um guaraná suave. Inclusive, por ser gaseificado, pode ser uma ótima opção para substituir o refrigerante!

Dentre os principais benefícios da kombucha fermentada temos: Rica em nutrientes e vitaminas do complexo B e C. Contém diversos microrganismos, enzimas e antioxidantes, que melhoram o sistema imunológico e a flora intestinal. Controla a pressão arterial.

Ela tem o potencial de diminuir o Vata, devido ao sabor azedo e, ao mesmo tempo, aumentar Pitta e Kapha. Na prática, isso significa que a kombucha pode agravar certos problemas de saúde, dependendo do estado de equilíbrio/desequilíbrio dos doshas da pessoa que a toma.

A palavra kombucha surgiu a partir de uma crença ocidental de que uma certa colônia de bactérias era uma alga marinha, por isso, o nome kombucha. Kombu significa alga e chai os chás feitos a partir de folhas.

200 ml

preste atenção ás reacções do seu corpo durante e após o consumo. E, convém ter sempre em atenção que a quantidade é inimiga da qualidade. De uma maneira geral, para sentir todos os benefícios da bebida, recomendamos o seu consumo numa base diária, pelo menos 200 ml por dia.

Kombucha: quais as formas de consumi-la? Uma ótima opção de como tomar kombucha em uma espécie de “detox”, tomando 600 ml uma vez por semana, para fazer uma limpeza no organismo.

O Kombucha é produzido quando um SCOBY é combinado com chá adoçado e um pouco de chá de arranque para acidificar a bebida e evitar a contaminação. O chá ideal para esse processo é o da planta Camellia Sinenses, preto, oolong ou verde pois ele contém tanino, cafeína e nitrogênio que alimenta as bactérias e leveduras.

Crianças podem consumir Kombucha? Podem sim, entretanto, deve-se tomar cuidado com a dosagem que é dada para evitar distúrbios intestinais. Até 1 ano de idade recomenda-se utilizar uma quantidade inferior a 50 ml.