O que é justiça para Pitágoras?

Perguntado por: aantunes4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Para Pitágoras a justiça era a maior das virtudes, que é representada pela harmonia dos contrários, posteriormente, Aristóteles, irá falar em sua obra Ética a Nicômaco, de uma justiça distributiva definida pela igualdade proporcional.

O conceito de justiça no pensamento de Santo Agostinho tem na sua base o princípio platônico que reza ser a justiça “dar a cada um o que lhe compete com sabedoria e harmonia”. Em Agostinho esta ideia é pensada sobre a perspectiva cristã que pressupõe a presença e a ação de Deus na Ordem.

A Justiça é "a virtude moral que rege o ser espiritual no combate ao egoísmo biológico, orgânico, do indivíduo." (ADEODATO, 1996). A Justiça harmoniza as pretensões e interesses conflitantes na vida social da comunidade.

Com isso, podemos enunciar o Teorema de Pitágoras: O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Aristóteles

Para o filósofo Aristóteles, a justiça é uma virtude que se encontra no meio termo entre injustiça por falta e injustiça por excesso, classificando as justiças de acordo com as relações dos indivíduos.

Era defensor da ideia de pecado original e da predestinação – teoria de que o destino da vida humana é planejado por Deus. A fé seria o único meio de alcançar a verdade, sendo a razão o responsável pela comprovação dessa verdade.

Agostinho aproximou-se do maniqueísmo, doutrina religiosa com base sincrética (cristã e pagã, advinda do zoroastrismo), que enxergava um dualismo moral no mundo, o qual seria dividido apenas entre duas forças em equilíbrio: o bem e o mal.

Em 433a Sócrates expõe que a justiça é cada um fazer aquilo que lhe foi atribuído por natureza, ou seja, cada cidadão deve se ocupar com um único ofício na pólis, devendo ser aquele para o qual possui atribuição inata.

O justo é aquele que exerce seu lugar na polis dentro de sua aptidão. (PLATÃO et al., 380 a.C). A alma sendo harmônica logo será justa, então o justo é mais feliz que o injusto, pois essa harmonia trará uma paz interior e um equilíbrio à vida do homem, a justiça compensa na medida em que é o caminho a uma vida plena.

Grupo Estudantes de Direito's post

  1. JUSTIÇA COMUTATIVA, justiça relativa às relações. entre os membros da sociedade colocados num plano. de igualdade. ...
  2. JUSTIÇA GERAL OU LEGAL, justiça que se pretende. atingir âmbito das relações jurídicas entre a sociedade. ...
  3. JUSTIÇA DISTRIBUTIVA, é a justiça que diz respeito.

seu nome, o Teorema de Pitágoras, um dos mais importantes da matemática. Este teorema afirma que: “Em todo triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao qua- drado da hipotenusa.”

A célebre frase “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos” é de origem de Pitágoras. O filósofo acreditava muito no poder da educação, tendo sido um grande aprendiz e, posteriormente, um importante mestre e estudioso.

Ele defendia que todas as coisas são números e o princípio fundamental de tudo seria a estrutura numérica. Ou seja, o mundo surgiu quando precisou haver uma limitação para o ápeiron e essa limitação eram formas numéricas sobre o espaço. Os pitagóricos faziam um amálgama de concepções, como era comum na época.

O Princípio da Justiça é o dever de agir com equidade, oferecendo mais a quem tem menos e menos a quem tem mais.

Anaximandro

JUSTIÇA NA ORIGEM DO UNIVERSO
A mais antiga frase do pensamento filosófico ocidental que foi transmitida é a sentença de Anaximandro.