O que é insulina?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Insulina é uma hormona responsável pela redução da glicemia, ao promover a entrada de glicose nas células. Esta é também essencial no metabolismo de sacáridos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lípidos. É produzida nas células beta das ilhotas de Langerhans, do pâncreas endócrino.

Normalmente, a insulina é produzida pelo pâncreas para levar a glicose da corrente sanguínea para dentro das células, onde ela é quebrada para produzir energia. Nos portadores de diabetes, isto não ocorre.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma "chave", abrindo as "fechaduras" das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia.

Principais sintomas
A especialista destaca que os sintomas, geralmente, são inespecíficos, mas alguns pacientes podem apresentar fraqueza, indisposição, fadiga, alteração de memória, dificuldade de concentração, má digestão, constipação ou diarreia, ganho de peso com mais facilidade e dificuldade de perder peso.

A hiperinsulinemia pode ser provocada pela obesidade, sobrepeso, sedentarismo e consumo elevado de carboidratos refinados (farinha branca), que provocam aumento da glicose no sangue e consequentemente uma produção aumentada de insulina pelas células pancreáticas.

indivíduo saudável: inferior a 140 mg/dl; indivíduo com resistência à insulina: entre 140 e 199 mg/dl; indivíduo com diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Se não houver insulina suficiente ou se houver um defeito que impede a insulina de agir normalmente, a glicose, que é o açúcar proveniente da alimentação, se acumula no sangue. É o que acontece com as pessoas com diabetes”, explica a especialista.

Os principais tipos de insulina utilizados pelas pessoas que têm diabetes são:

  • Insulina de ação ultra-rápida.
  • Insulina de ação rápida.
  • Insulina de ação intermediária.
  • Insulina de ação lenta.

A queda na quantidade de insulina basal está associada à redução da sua produção pelo pâncreas. Portanto, os sintomas serão os da hiperglicemia. São eles: sede, vontade de urinar com mais frequência, visão turva, perda de peso, fadiga, entre outros.