O que é índice de turnover?

Perguntado por: lalegria . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Turnover significa em português "renovação", no entanto, no mundo dos negócios e especificamente do RH, essa palavra descreve a rotatividade de colaboradores de uma organização. Ou seja, esse cálculo representa quantas pessoas entraram e saÍram da empresa em um determinado período.

Para isso, basta calcular periodicamente a rotatividade, usando a seguinte fórmula: Turnover = (número de admissões + número de demissões/2) / número total de colaboradores x 100.

10%

No geral, uma taxa de turnover de até 10% ao ano é considerada boa e possibilita que haja renovação na equipe. Contudo, é fundamental que as lideranças e o time de gestão de pessoas façam uma análise crítica desse indicador, considerando a realidade e as estratégias de retenção de talentos do negócio.

O índice de rotatividade refere-se à taxa de saída e entrada de colaboradores na empresa. Na gestão de pessoas, ele é um dos elementos mais importantes para entender melhor o cenário da movimentação de profissionais na organização.

O indicador de turnover ajuda a medir a eficiência operacional de uma organização. Quando seu nível se mantém muito alto, é possível perceber problemas que podem afetar os resultados financeiros do negócio. Neste post, vamos abordar os variados tipos, qual o índice ideal e como fazer o cálculo desse indicador.

Análise dos impactos e consequências do turnover
Primeiramente, um alto índice de turnover pode impactar negativamente a produtividade da organização. Isso porque a constante saída e entrada de colaboradores gera descontinuidade nos processos e demanda mais tempo e recursos para treinar novos funcionários.

Especialistas da área de gestão recomendam que a empresa trabalhe com uma taxa de turnover entre 5% e 10% ao ano. Acima disso poderá trazer sérios problemas financeiros à empresa. Mas é preciso considerar as diferenças e as características de cada mercado de trabalho.

O que é rotatividade: fórmulas de Turnover
Um número considerado normal e saudável para o índice de rotatividade, principalmente em relação ao primeiro método de cálculo, é de 5%. Mas é importante lembrar que é preciso usar estes índices de forma inteligente, sabendo analisar a conjuntura e os objetivos da empresa.

4 benefícios (sim, benefícios) do turnover

  • O turnover ajuda a identificar a necessidade de um outro sistema de recrutamento e seleção.
  • Ele auxilia na verificação das habilidades de liderança dos gestores.
  • Colabora para fazer reformulações no plano de carreira.
  • Pode incentivar a performances melhores.

3,79%

O Brasil é o campeão mundial de "turnover" ou rotatividade de funcionários no ambiente de trabalho, com o assustador índice médio de 3,79% por mês, sendo que existem setores com números acima de 6%, segundo estudos o Dieese e Robert Half.

Impactos. As duas situações que promovem o turnover são: demitir um funcionário ou ele pedir demissão voluntária. Quando isso ocorre de maneira recorrente, há diversos impactos para o contact center. Uma dos principais deles é o aumento das despesas em recrutamento e treinamento para novos empregados.

Os 7 principais indicadores de desempenho de uma empresa

  1. 1 – Taxa de Conversão. Mostra a relação entre os leads que a sua empresa conseguiu captar e os que ela conseguiu converter em clientes. ...
  2. 2 – Faturamento. ...
  3. 3 – Market Share. ...
  4. 4 – ROI. ...
  5. 5 – Taxa de Turnover. ...
  6. 6 – Número de reclamações. ...
  7. 7 – Taxa de satisfação dos clientes NPS.

absenteísmo — período em que os colaboradores se ausentam do trabalho, seja por atrasos, seja por faltas; turnover — é a rotatividade de pessoal, ou seja, o índice que revela quantos colaboradores são desligados pela empresa ou pedem demissão.

A rotatividade nas empresas (turnover) pode ser consequência de diversos fatores, desde o clima organizacional ruim a cenários econômicos desafiadores, queda nas receitas, pressão por resultados ou, inclusive, falta de motivação dos funcionários.

O turnover é o que mede a rotatividade de funcionários em uma empresa, isso é feito comparando a rotação de entradas e saídas na organização. Na prática, quando o nível de demissões na empresa está alto demais, as consequências são sentidas no bolso com os custos elevados de novas contratações.

Onboarding: o que é, processos e como implementar. O processo de onboarding de funcionários se refere à integração e adaptação de novos colaboradores nas empresas. O objetivo do onboarding é instruir os novos funcionários sobre cultura, rotina e dinâmicas corporativas.