O que é imunidade comprometida?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

Existem vários fatores responsáveis por deixar o sistema imunológico baixo. Por exemplo, alguns indivíduos podem apresentar imunodeficiência. Trata-se de uma desordem imunológica em que o organismo não consegue desenvolver um sistema de defesa eficaz.

8 sinais de imunidade baixa

  1. Cansaço. ...
  2. Extremidades corporais frias. ...
  3. Doenças recorrentes. ...
  4. Sono excessivo. ...
  5. Infecções constantes. ...
  6. Queda de cabelo excessiva. ...
  7. Olhos secos. ...
  8. Constipação ou diarreia.

Quando um indivíduo está com imunidade baixa, o corpo apresenta maior dificuldade em combater os agentes infecciosos, o que pode levar a infecções mais frequentes e difíceis de tratar. Fadiga, falta de energia e cansaço excessivo, também são sinais de alerta que devem ser levados em consideração.

Muitas vezes, quem tem o sistema imunológico mais fraco apresenta sintomas simples e facilmente perceptíveis como tontura, queda de cabelo e unhas quebradiças. Se você costuma ter gripes ou infecções respiratórias repetidamente, em curtos intervalos, também pode ser um forte indício.

De modo geral, essas reações do corpo se dividem em dois tipos principais, a imunidade inata e a adaptativa, que se complementam para assegurar a proteção das funções biológicas da melhor maneira possível.

vitamina D

A vitamina D é considerada um hormônio que atua na saúde dos ossos, músculos, imunidade e diversos outros sistemas. Ela é produzida pelo nosso corpo através da exposição solar, mas também pode ser adquirida em alguns alimentos e suplementação.

Sistema imunológico: 6 substâncias importantes para turbinar a imunidade

  • Vitamina C.
  • Vitamina E.
  • Vitamina D.
  • Vitamina A.
  • Zinco.
  • Selênio.

Os exames de sorologia também são comuns na avaliação da imunidade. A análise é feita a partir do líquido separado do sangue após a coagulação (soro). Com esse estudo, é possível identificar as imunoglobulinas das classes IgM e IgG, específicas para determinado antígeno que o indivíduo foi previamente exposto.

Exames de sangue são indicados para avaliar o sistema imunológico. Nesses casos, além de buscar atendimento médico para um diagnóstico adequado e tratamento dos sintomas, vale a pena realizar exames para saber como está o seu sistema imunológico.

praticar exercícios físicos regularmente;

  1. praticar exercícios físicos regularmente;
  2. dormir bem;
  3. se prevenir de doenças infecto-contagiosas;
  4. momentos de relaxamento e deconexão das notícias e das redes sociais.

Alterações na nossa imunidade podem tornar-nos mais suscetíveis a doenças. Podemos classificar a imunidade de diferentes formas: inata ou adaptativa e ativa ou passiva.

Uma pessoa que vive com a imunidade em alta tem mais qualidade de vida, disposição para praticar exercícios e ter uma vida mais ativa. Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e descubra afinal o que é a imunidade, quais são as suas classificações.