O que é herpes genital?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 10 votos

É uma Infecção Sexualmente Transmitida (IST), popularmente conhecida também como Doença Sexualmente Transmissível (DST), o vírus é conhecido como herpes simples — herpes vírus tipo 2 (HSV-2). Infecção caracterizada pelo aparecimento das vesículas, bolhas e úlceras na pele.

O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2). Este problema provoca bolhas na pele e nas mucosas de pênis, vulva, ânus e nádegas. Até o momento, não há cura para a doença e o vírus permanece dentro do organismo após a primeira infecção.

Sintomas de herpes genital

  1. Sensação de prurido (coceira);
  2. Queimação ou formigamento nos órgãos genitais;
  3. Dores nos quadris, nádegas ou pernas;
  4. Mal-estar;
  5. Pequenas vesículas ou bolhas que podem estourar e formar úlceras, mas elas só aparecem depois dos sintomas acima.

Sem tratamento, a lesão primária costuma durar de 2 a 4 semanas e as lesões recorrentes cerca de 1 a 2 semanas. Se o tratamento antiviral for iniciado precocemente, o tempo de doença costuma ser 4 a 7 dias mais curto, além do paciente ficar menos tempo contagioso e ter menos tempo de dor.

Os medicamentos comumente utilizados são: Aciclovir, Famciclovir e Valaciclovir. Contudo, não é indicado utilizar nenhum medicamento sem consultar um médico. Somente ele poderá prescrever o medicamento, orientar sobre a dose do medicamento e a duração do tratamento.

Ambos os tipos podem atingir os órgãos genitais e a pele que rodeia o reto ou as mãos (especialmente os leitos das unhas) e podem ser transmitidos a outras partes do corpo. A prevalência de infeção pelo VHS-1 é de 60% a 80% na população mundial, o que pode significar que existe um vasto reservatório deste vírus.

Herpes não têm cura. Uma vez que se instala no organismo, ele sempre pode voltar a atacar – daí porque seus sintomas podem ser recorrentes. No entanto, há tratamento para aliviar os sintomas. O médico faz o diagnóstico do herpes no consultório, a partir de um exame físico.

– as bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença; – a ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização; – a duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.

“O único jeito de evitar a transmissão do vírus do herpes é usar preservativos”, afirma o dermatologista Murilo Drummond. “Durante os períodos de crise o risco é maior (além do desconforto), mas o herpes genital é sempre transmissível, mesmo quando o portador não está em crise”, completa o médico.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas. Também não é indicado tentar furar ou espremer as bolhas antes que elas se rompam sozinhas.

Quais as causas do Herpes Genital? As causas estão associadas ao contato direto com o líquido presente nas bolhas e ulcerações (feridas rasas), geralmente localizadas nos genitais, coxas, ânus e até mesmo no colo do útero. As secreções dos órgãos e o fluido oral também são capazes de infectar as pessoas.

O mecanismo exato que determina essa reativação é desconhecido, porém é frequentemente associado à diminuição da imunidade (sistema de defesa do organismo contra infecções). Existem também alguns casos em que a causa para a reativação do vírus pode não ser identificada.

O Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível, de alta prevalência, causada pelo vírus do herpes simples (HSV), que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos.

O chamado herpes recorrente é a reincidência de lesões do herpes, geralmente no mesmo local da primeira infecção. “Elas surgem após alguns eventos como exposição solar e estresse intenso. Esse número de recidivas é variável, podendo ir de 2 a 8 ou mais por ano”, explica a dermatologista Sylvia Cysneiros.

Herpes genital tem sintomas de outras DSTs
Dependendo da sintomatologia, um paciente pode confundir o quadro com uma infecção urinária, que provoca ardência para urinar. A sífilis, outra infecção sexualmente transmissível, também divide sintomas com o herpes genital, como febre, manchas vermelhas e úlceras genitais.