O que é hernia inguinal?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Uma hérnia inguinal consiste na protrusão de parte do intestino ou outro órgão abdominal através de uma abertura na parede abdominal na virilha. A pessoa apresenta uma protuberância indolor na virilha ou escroto. Tomografia computadorizada ou ultrassonografia podem ser utilizadas para o diagnóstico.

A hérnia inguinal (também chamada hérnia na virilha) ocorre quando os tecidos do interior do abdómen saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal na região inguinal (“virilha”), formando uma tumefação (ou “papo”).

A hérnia inguinal, quando não diagnosticada e tratada corretamente, pode provocar consequências graves para o paciente, como o comprometimento do fluxo sanguíneo na região afetada e até mesmo o risco de necrose.

Além disso, a hérnia inguinal não tratada também pode causar obstrução intestinal, que ocorre quando a hérnia comprime o intestino, bloqueando o fluxo normal dos alimentos. Isso pode levar a sintomas como dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e distensão abdominal.

A hérnia inguinal somente pode ser tratada através da cirurgia. Isso porque, por se tratar de um defeito estrutural, é desta forma ela consegue ser corrigida.

Diagnóstico da hérnia inguinal
Quando a pessoa está em pé, o médico avalia a virilha e solicita que a pessoa tussa. O ato de tossir aumenta a pressão na cavidade abdominal. Se a pessoa apresentar uma hérnia inguinal, o ato de tossir fará com que ocorra a protrusão da hérnia, tornando fácil para o médico detectá-la.

Há sintomas comuns que podem indicar que você está com uma hérnia inguinal, sendo os mais frequentes aqueles que estão relacionados ao desconforto na área da pélvis e da virilha e que podem se agravar com esforços físicos, como caminhadas mais intensas e carregar peso, e com a prática de atividades físicas, como ...

Em média, o período necessário de recuperação da cirurgia de hérnia é de cerca de 1 a 2 semanas. A liberação para retomar as relações sexuais pode levar até 14 dias. Quanto às demais atividades corriqueiras, como dirigir e retornar ao trabalho e aos estudos, acontece entre 1 e 2 semanas.

Toda hérnia inguinal, mesmo que assintomática , deve ser tratada. Em um prazo não muito longo, até 10 anos, a maior parte dos pacientes com hérnia inguinal terá complicações.

O paciente com hérnia deve estar atento a alguns sintomas. “Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes.

Possíveis complicações da cirurgia de hérnia na virilha

  • Hematomas;
  • Seromas;
  • Dor;
  • Recorrência ou recidiva da hérnia.

Não existe nenhum medicamento, fisioterapia, exercício ou cinta capaz de tratar uma hérnia da parede abdominal.

Ele é muitas vezes confundido com o ligamento inguinal visto de dentro da cavidade abdominal.