O que é hernia de hiato?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A hérnia de hiato é uma dilatação de uma parte do estômago pelo diafragma. A causa deste distúrbio normalmente não é conhecida, mas a idade, obesidade e tabagismo são fatores comuns.

A hérnia de hiato é um diagnóstico muito comum em laudos de endoscopias, principalmente em casos de pacientes com refluxo. Ela ocorre devido ao alargamento anormal do orifício por onde passa o esôfago, entre o tórax e o abdômen, podendo levar a uma projeção do estômago em direção à caixa torácica.

A hérnia hiatal pode levar o ácido do estômago a subir para o esôfago, gerando um refluxo acima da quantidade normal e assim causando lesões no revestimento interno do esôfago. Os sintomas da DRGE podem incluir: Azia, especialmente depois de comer ou deitar: pirose; Disfagia (dificuldade em engolir);

Alimentos gordurosos: frituras, molhos gordurosos, croissant, folhados, biscoitos recheados, margarinas, bacon, sorvetes, pudins, doces cremosos e chocolate. Frios e embutidos: salsicha, linguiça, mortadela, salame.

Uma hérnia de hiato paraesofágica não costuma causar sintomas, mas pode ficar presa ou comprimida pelo diafragma, não recebendo sangue. Esta doença, séria e dolorida, chamada estrangulamento, requer cirurgia imediata. Os sintomas podem incluir dor no peito, inchaço, eructação e dificuldade em engolir.

Quando é necessária a cirurgia? A cirurgia de hérnia de hiato é necessária na presença de hérnia volumosa, ou seja, de tamanho maior ou igual a 5 centímetros ou quando o refluxo gastroesofágico não pode ser bem controlado com medicação e mudança do estilo de vida.

Quais são os sintomas da hérnia de hiato? A maioria das hérnias de hiato por deslizamento é muito pequena. É possível que a pessoa não tenha nenhum sintoma, ou ela pode sentir como se tivesse gases, sensação de estar empanzinada ou queimação. Em princípio, uma hérnia de hiato paraesofágica não costuma causar sintomas.

Pacientes com hérnias pequenas, em geral, não têm qualquer restrição. A aparecimento de dor é um sintoma que deve orientar o paciente a evitar aquele movimento/exercício. Siga sempre as recomendações do especialista que realizou a sua consulta e avaliação do seu caso de forma particular.

Alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, vegetais e frutas frescas podem ser grandes aliados dos portadores de hérnia hiatal. Esses alimentos ajudam no bom funcionamento do intestino e impedem a prisão de ventre, um problema que agrava a hérnia por causa da dilatação do abdômen.

Normalmente, os medicamentos mais usados para o tratamento de hérnia de hiato são os mesmos utilizados para tratar sintomas como azia e refluxo. Alguns deles são: Dexilant. Digedrat.

Sensação de que vai vomitar; Sensação de que a comida demora tempo demais para ser digerida; Dificuldade para engolir; Sintomas de refluxo gástrico no geral, como tosse, rouquidão, dores de garganta e mau hálito.