O que é hemograma completo?
Hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo profissional de saúde para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença.
O que se detecta em um hemograma completo
Um hemograma completo é capaz de detectar as seguintes doenças:
- Anemia;
- Leucemia;
- Causas de sintomas, como fraqueza, febre e perda de peso;
- Policitemia;
- Infecções virais;
- Infecções bacterianas;
- Alergias.
Qual a importância de um hemograma completo
Por que o exame é solicitado? Como parte de um exame médico de rotina para monitorar a saúde geral e para identificar algumas doenças como anemia, leucemia, entre outras. Em casos de fraqueza, fadiga, febre, inflamação, hemorragias, um hemograma pode ajudar a diagnosticar a causa desses sintomas.
É possível detectar o câncer pelo hemograma completo
Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.
Qual o valor normal de um hemograma completo
Novos valores de referência para o hemograma no Fleury
Masculino | Feminino |
---|---|
Adultos: 3.650 - 8.120/mm3 | Adultos: 3.470 - 8.290/mm3 |
Que tipo de doença aparece no hemograma
Que doenças o hemograma pode detectar? O hemograma pode ajudar a detectar doenças como anemia, alguns tipos de câncer como leucemia, infecções e inflamações, problemas no sistema imunológico, entre outras.
Quando hemograma é preocupante
Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.
Por que o médico pede hemograma
O hemograma completo é um mapa importante para analisar sua saúde e permite trazer orientações, até mesmo, para verificar se há necessidade de pedir exames complementares para avaliar outras questões de saúde. Com isso, você consegue agir preventivamente e estar sempre saudável.
Quando deve ser solicitado um hemograma
Apesar de ser considerado um exame de rotina, o hemograma completo deve ser especialmente solicitado quando o paciente apresenta os seguintes sintomas: fraqueza, cansaço excessivo, inflamações, febre e sangramentos. A realização do exame é feita a partir da indicação de um médico.
Qual é a diferença entre hemograma e hemograma completo
O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea);
Quando desconfiar de um câncer
Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.
Qual o nome do exame que detecta câncer em qualquer parte do corpo
Ressonância magnética
Exame de imagem usado para detectar câncer em várias partes do corpo, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os ossos. Durante o exame, um campo magnético é usado para criar imagens precisas.
Quantas horas de jejum para fazer um hemograma
Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico orienta, algumas vezes, o jejum de 12 horas, como achar melhor para avaliar o exame.
Qual é o nível de plaquetas preocupante
O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal. Contudo, problemas graves de dificuldade na coagulação habitualmente só ocorrem quando a contagem é inferior a 80 mil a 100 mil por microlitro de sangue.