O que é hematose?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Hematose é a transformação do sangue pobre em oxigênio em sangue rico em oxigênio que ocorre nos pulmões, através de uma troca de gases que ocorre devido à diferença de concentração de oxigênio e dióxido de carbono por um processo conhecido como difusão.

A hematose é um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado. A hematose é um mecanismo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares. Esse processo é fundamental para garantir o transporte de oxigênio pelo corpo e a remoção do gás carbônico.

A hematose pode ser definida como um processo em que há trocas gasosas entre o sistema respiratório e o sangue. A respiração é um mecanismo que permite que nosso corpo consiga retirar energia química dos alimentos e utilizar essa energia nas atividades metabólicas.

Hematose pode ser conceituada como a troca gasosa que ocorre nas porções terminais pulmonares, sendo assim, também pode ser chamada de respiração pulmonar (esta é diferente da respiração celular, que ocorre dentro da célula em várias partes do corpo).

A hematose ocorre quando o ar, rico em oxigênio, proveniente da respiração chega aos alvéolos pulmonares. Cada pulmão possui, aproximadamente, 150 milhões de alvéolos. Os alvéolos são estruturas em forma de sacos, localizados ao final dos bronquíolos.

Uma das funções desse sistema é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente.

Nos alvéolos pulmonares, o sangue elimina:
Dióxido de carbono e nitrogênio e absorve oxigênio.

A hematose é um fenômeno da respiração pulmonar que ocorre no interior dos alvéolos pulmonares e consiste na troca do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio).

Hematose é a troca de gases respiratórios (gás oxigênio e gás carbônico), que ocorre ao nível dos alvéolos pulmonares, nos seres humanos. cargas resistivas elásticas (parede torácica e pulmões) e das vias respiratórias.

O mecanismo de transporte de gases
O oxigênio que chega aos alvéolos pulmonares passa para os capilares sanguíneos por difusão simples, penetra nas hemácias e forma um complexo com a hemoglobina, chamado oxiemoglobina.