O que é HDL LDL VLDL e triglicerídeos?

Perguntado por: hchaves . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerídeos do sangue para os tecidos. O VLDL transporta triglicerídeos e um pouco de colesterol. Já o HDL é um transportador diferente, ele faz o caminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos.

O que é exame de colesterol total? O colesterol total é a soma das várias frações de colesterol, ou seja, a união do colesterol LDL, HDL e VLDL. O exame de colesterol total, também chamado de painel ou perfil lipídico, mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea.

O HDL é conhecido como o 'colesterol bom'. Em quantidades adequadas, ele protege as artérias e dificulta a entrada do LDL. O LDL é conhecido como 'colesterol ruim' ou 'mau colesterol'. O excesso dele pode aumentar a chance dos problemas cardiovasculares citados acima.

LDL é a sigla em inglês para lipoproteínas de baixa densidade. Elas transportam o colesterol e um pouco de triglicerídeos pelo sangue, para armazená-los e também utilizá-los em biossínteses. Por conta de sua função, a LDL facilita o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, levando à formação de placas.

A razão entre triglicerídeos e HDL-colesterol (TG/HDL-c) é utilizada como indicador de dislipidemia devido à sua relação com o incremento do risco cardiovascular, além de ser considerado um indicador fácil e rápido de ser obtido, especialmente quando considerado o contexto da atenção básica de saúde.

O Colesterol VLDL é uma lipoproteínas de muita baixa densidade, produzido no fígado e tem como sua principal função transportar os triglicerídeos pela corrente sanguínea.

Triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e também a reserva de energia do nosso corpo. Esse exame faz parte do perfil lipídico, também composto por colesterol total e suas frações HDL, LDL e VLDL. Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal.

Os níveis abaixo devem ser observados pelo seu médico para iniciar o tratamento: Nível de colesterol total acima de 200 mg/dl; Nível de colesterol ruim (LDL) superior a 120 mg/dl; Nível de colesterol saudável (HDL) inferior a 35 mg/dl.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

O que causa triglicerídeos alto? O excesso de carboidratos, como massas, açúcares e bebidas alcoólicas, é a principal causa de hipertrigliceridemia. A falta de atividade física pode contribuir para a elevação dos níveis sanguíneos de triglicérides.

Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal. Devemos nos atentar quando se encontra acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, pois está atrelado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, podendo acarretar doenças cardiovasculares, como o infarto.

Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.

Os principais alimentos vilões que favorecem o aumento do triglicérides no sangue são todos aqueles considerados fonte de carboidratos e gorduras.

Por fim, apesar de o seu médico ser o responsável por interpretar os valores e direcionar a melhor conduta a ser adotada, não custa nada citar que o valor ideal dos triglicerídeos é inferior a 150 mg/dL. Entre 200 e 499 mg/dL, considera-se o nível alto, e, acima de 500 mg/dL, muito alto.