O que é halloween?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Dia das Bruxas ou Halloween, é uma celebração observada em vários países, principalmente no mundo anglófono, em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos.

A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

Os povos celtas acreditavam que os espíritos eram perigosos e poderiam passar para a terra dos vivos, praticar truques maldosos e se apoderar dos corpos vivos. Por isso passaram a se fantasiar com apetrechos macabros e sombrios para impedir que os espíritos fizessem maldades e assim se defender dos mesmos.

Origem do Halloween
Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Todos os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.

É uma “festa” importada que nada tem a ver com a nossa cultura e muito menos nada tem a ver com religiosidade ou mesmo com a fé. No primeiro olhar, entendemos que os princípios do Halloween não têm nenhuma sintonia como prática de fé e religiosidade, portanto são incompatíveis com a nossa confessionalidade.

Vaticano diz que Dia das Bruxas é 'perigoso' e faz duras críticas à data - Jornal O Globo.

O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.

História do Halloween nos Estados Unidos
Foi trazida por imigrantes irlandeses no século XIX. Desde então, a festa é o maior sucesso.

Atualmente, nos Estados Unidos, a celebração está mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização. O Halloween também é muito explorado comercialmente nos Estados Unidos. A venda de trajes e objetos relacionados à data faz movimentar o comércio das lojas e empresas relacionadas às festas.

Bruxas sempre aparecem como símbolo do Halloween. Pesquisas mostram que, antigamente, nos Estados Unidos, algumas mulheres com aparência estranha e assustadora eram chamadas de bruxas. Essas personagens faziam festas para homenagear o diabo.

Eles acreditavam que os espíritos dos mortos atrapalhavam a colheita, e por isso decidiram se vestir de mortos para fazer ritos espirituais. Portanto, é uma festa totalmente relacionada ao ocultismo, não é à toa que estejam presentes bruxas, caveiras, túmulos, tudo ligado à escuridão e morte.

Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

Geralmente o Halloween é mais difundido em países anglo-saxões. Os países de língua hispânica não celebram essa festa, e sim o Dia dos Mortos. Veremos, a seguir, como a Espanha, a Irlanda, o México e a Tailândia mantêm suas tradições em suas próprias celebrações do vínculo entre a vida e a morte.

Celebrar o Halloween em escolas é a concretização do aprendizado do Idioma. No dia 31 de outubro é celebrado o Halloween nos Estados Unidos, tradição que também conquistou os brasileiros. No Brasil, as escolas de idiomas aproveitam a data para trabalhar o inglês de forma diferente com os estudantes.

A realização da festa junina não é um consenso entre os fiéis de igrejas evangélicas. Além do catolicismo, a celebração da festa junina traz elementos de festa pagã, como os cultos solares — que aconteciam na Antiguidade nos dias de solstício de verão no hemisfério Norte — e sincretismos religiosos.

Assim como a igreja estará limpa para lhe receber, o ideal é que você também vá com roupas confortáveis, limpas e que não apareçam mais do que o motivo por você estar no local: Jesus Cristo. Dessa forma, o bom senso é o começo para a escolha do que vai vestir.