O que é libertinagem?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Um libertino é uma pessoa desprovida da maioria dos princípios morais, senso de responsabilidade ou restrições sexuais, que são vistas como desnecessárias ou indesejáveis, especialmente alguém que ignora ou mesmo despreza a moral aceita e as formas de comportamento santificadas pela sociedade em geral.

O que é Libertinagem:
Em alguns casos também pode ser considerado um livre-pensador. Libertinagem também pode ser associada à incredulidade religiosa. Um dos casos mais comuns de libertinagem é quando uma pessoa se entrega inconsideradamente aos prazeres sexuais.

Significado de Libertinagem
[Por Extensão] Insubmissão; ausência de submissão ou de subordinação. Etimologia (origem da palavra libertinagem). Libertino + agem.

O que é Liberdade e Libertinagem:
De acordo com a filosofia, a liberdade é a independência, autonomia e espontaneidade do ser humano. Por outro lado, a libertinagem é fruto de um uso errado da liberdade, porque demonstra irresponsabilidade, que pode prejudicar não só a própria pessoa, mas outras pessoas também.

O libertino rejeita todas as regras e vive satisfazendo todos os seus desejos sem se preocupar com as consequências. A libertinagem é muito perigosa. A pessoa pensa que é livre mas está sendo escravizada pelo pecado.

A libertinagem está associada a uma série de conceitos, tais como o hedonismo, o individualismo e a autodeterminação. Os libertinos buscam o prazer individual acima de tudo, sem levar em conta as consequências de seus atos para a sociedade e para as outras pessoas.

É a pessoa desregrada em sua conduta, é aquele que tem comportamento devasso, licencioso, depravado.

11 sinônimos de libertinagem para 2 sentidos da palavra libertinagem: 1 depravação, libidinagem, licenciosidade, volúpia. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 crápula, deboche, desregramento, devassidão, meretrício, prostituição, tripúdio.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Que ou aquele que é degenerado, despudorado; imoral, indecoroso, intemperante, libertino, licencioso, rigolboche.

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito. Alguns exemplos de liberdades são: Liberdade de pensamento.

Liberdade é um conceito amplo relativo a possibilidades de escolhas, autonomia e direito à autodeterminação, limitados pelo respeito à liberdade de outras pessoas. Já a libertinagem é compreendida como uma extrapolação dos limites da liberdade, alheia às regras e sem moderação.

Explico a diferença: liberdade, como forma de expressão, resume-se a “tudo me é permitido, mas nem tudo convém” (1 Cor 6,12); já a libertinagem diz-nos “sei que posso fazer tudo e não me tentem impedir”.

"A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro" (Spencer). Em um sentido ético, trata-se do direito de escolha pelo indivíduo de seu modo de agir, independentemente de qualquer determinação externa.

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.