O que é lixo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Resíduos sólidos, popularmente chamado lixo, é todo material resultante das atividades humanas, que as vezes podem ser aproveitados tanto para reciclagem como para sua reuso.

Lixo é todo e qualquer material considerado inútil, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, o qual precisa ser eliminado. Este lixo pode ser separado em quatro tipos: úmido, seco, verde e especial. O lixo úmido (resto de comida, guardanapo, papel toalha, papel higiênico) não é reciclável.

Os tipos mais comuns de lixo são: Lixo doméstico: é o conjunto de resíduos que são produzidos pelos indivíduos em suas residências, além de unidades comerciais e de serviços. Lixo industrial: é formado pelos resíduos que são produzidos pelas indústrias, logo inclui uma diversidade de materiais, inclusive tóxicos.

A definição de lixo tem haver com tudo aquilo que não apresenta nenhuma serventia para quem o descarta. Por outro lado, o que não serve para você pode se tornar para o outro, matéria-prima de um novo produto ou processo, ou seja, resíduo sólido.

“O lixo jogado em local inadequado, produz chorume que polui os lençóis freáticos que nos abastecem em nossas casas, atraem insetos e roedores com propagação de doenças, degradam os ambientes e leva animais a extinção.

Classificação do Lixo
Pode ser domiciliar, industrial, hospitalar ou tecnológico. Além disso, há ainda uma divisão mais básica, em orgânico ou inorgânico. Orgânico é aquele que possui origem animal ou vegetal e inorgânico o que não possui.

Para isso, conheça abaixo 4 tipos de lixo desta categoria:

  • Restos de alimentos. A categoria de resíduos mais produzidos pela população é a de restos de comida. ...
  • Lixo de uso pessoal. ...
  • Plantas. ...
  • Dejetos.

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.

O vidro e o metal, assim como o plástico, podem ser um problema gravíssimo. Estes tipos de lixo demoram milhares de anos para se decompor e acabam deixando para trás componentes químicos altamente prejudiciais para a sustentabilidade do planeta.

Os seres vivos, inclusive os do mundo vegetal, produzem e eliminam algum tipo de resíduo. Por não existir órgão, máquina ou aparelho que utilize toda a matéria e energia consumida, surge o lixo.