O que é instituição?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Instituições são estruturas ou mecanismos de ordem social, que regulam o comportamento de um conjunto de indivíduos dentro de uma determinada comunidade. Instituições são identificadas com uma função social, que transcende os indivíduos e as intenções mediando as regras que governam o comportamento vivo.

O nome já indica que foram criadas para regular e organizar a sociedade e não surgiram espontaneamente. Exemplo: Órgãos Públicos, as empresas, estabelecimentos comerciais, etc.

Instituições formam um conjunto mais amplo. São regras formais ou informais de comportamento social. Incluem as organizações, na medida em que estas também determinam comportamentos por meio de seu funcionamento. Mas as instituições não se restringem às organizações.

As instituições têm como finalidade a satisfação das necessidades dos indivíduos e dos grupos sociais. Estabelecem padrões, papéis e relações entre os indivíduos da mesma cultura na satisfação destas necessidades.

Sendo a família uma instituição, ela se apresenta como a primeira instituição com a qual o indivíduo tem contato em sua vida. Entretanto, as mudanças ocorridas na sociedade têm alterado as formas de interação social dentro das famílias, constituindo novos modos de relacionamento entre indivíduo e meio.

Principais instituições sociais responsáveis pela socialização. Podemos elencar como as principais instituições sociais do Ocidente contemporâneo e capitalista a família, a escola, a Igreja, o trabalho e o Estado.

1 entidade, organização, associação, instituto, fundação, sociedade, corporação, agremiação. Exemplo: Meu pai trabalha numa instituição religiosa.

Tipos de Instituição
Instituições Espontâneas: surgem espontaneamente a partir das relações estabelecidas entre os agentes sociais, por exemplo, a família. Instituições Criadas: o nome já indica que foram criadas para regular e organizar a sociedade e não surgiram espontaneamente. São elas, os bancos, as igrejas, etc.

Autoridades dirigentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público da União e dos Estados, Defensoria Pública da União, Conselho Federal da OAB e Seccional da OAB-DF.

Como instituição, a organização é uma consolidação de funções e papéis sociais em torno das necessidades básicas da sociedade, ou seja, é sim possível uma organização se tornar uma instituição.