O que é jogo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Jogo é toda e qualquer atividade em que exista a figura do jogador e regras que podem ser para ambiente restrito ou livre. Geralmente os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser simples. Sua presença é importante em vários aspectos, entre eles a regra define o início e fim do jogo.

O conceito de jogo consiste numa atividade física ou intelectual formada por um conjunto de regras e define um indivíduo (ou um grupo) como vencedor e outro como perdedor.

Sendo o jogo uma atividade física ou mental que favorece a socialização e é realizado obedecendo a um sistema de regras, visando um determinado objetivo.

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

Origem etimológica:latim jocus, -i, gracejo, graça, brincadeira, divertimento.

O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.

Os jogos são quase tão antigos quanto a história da humanidade sendo encontrados em escavações arqueológicas datadas de centenas de anos antes da Era cristã. Um dos jogos mais antigos conhecido é o das cinco marias. Este jogo estimula a agilidade, destreza e coordenação motora.

O jogo é definido como uma atividade lúdica com regras livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos.

7 tipos de esporte (com exemplos)

  1. Esportes de Marca. Os esportes de marca são definidos a partir da marca atingida por cada atleta. ...
  2. Esportes de precisão. ...
  3. Esportes de invasão. ...
  4. Esporte de rede e parede. ...
  5. Esportes de combate. ...
  6. Esportes técnico-combinatório. ...
  7. Esportes de campo e taco.

O jogo sempre terá regras. Não existe jogo sem pelo menos uma regra que seja. A brincadeira não tem final pré- determinado, ela prossegue enquanto tiver motivação e interesse pelos participantes.

Criar jogos pode ser uma maneira divertida e dinâmica de iniciar na programação, possibilitando também o desenvolvimento de outras habilidades, como a pesquisa, o planejamento e a organização de projetos, empreendedorismo, design, marketing, entre outras, dependendo da finalidade do seu projeto.

Através desta pesquisa entende-se que o jogo/brincadeira promovem oportunidades para a mediação no desenvolvimento de habilidades cognitivas, expressão de sentimentos, opiniões, aquisição da autonomia, internalização de regras, socialização e construção do conhecimento, pois é importante trabalhar de forma lúdica com ...

Para muito além da distração, já é comprovado por pesquisas que os jogos ativam áreas de bem-estar no cérebro e ainda ajudam no desenvolvimento de determinadas funções com benefícios para o raciocínio, convívio social e até para as emoções.

Os jogos e as brincadeiras vêm ganhando espaço e importância em todas as abordagens referentes à infância, sobretudo como recurso para o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades cognitivas, sociais, afetivas e motoras.

Os jogos podem ser classificados como sensoriais, motores, criativos, recreativos, intelectivos, pré-desportivos, sociais, mentais, esportivos, competitivos e aquaticos.