O que é gramática?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Gramática designa conjunto de prescrições e regras que determinam o uso considerado correto da língua escrita e falada. especialmente o modo como as unidades desta se combinam entre si para formar unidades maiores. Também designa um ramo da linguística que estuda os elementos que compõem a gramática das línguas.

A gramática é a área da linguística que estuda as regras que compõem um discurso, como a disposição das vírgulas, acentuação das palavras, distribuição dos parágrafos e períodos, forma das palavras e seus sons. A seguir você encontrará um resumo desses temas, em relação a gramática da Língua Portuguesa.

A gramática é um sistema complexo e passível de diversas concepções. Por isso, ela é dividida em tipos distintos: gramática normativa, descritiva, histórica e comparativa.

O conceito provém do termo latim grammatĭca e faz referência, por outro lado, à arte de falar e escrever uma língua de forma correta. A gramática é portanto o conjunto de regras e princípios que regem o uso de uma linguagem determinada (cada linguagem tem a sua própria gramática).

Tipos de Gramática

  • Normativa. A gramática normativa é sinônimo de norma culta. ...
  • Descritiva. A gramática descritiva descreve e registra os aspectos fonético, morfossintático e léxico da língua, mas sem definir as suas normas.
  • Histórica. ...
  • Comparativa. ...
  • Fonologia. ...
  • Morfologia. ...
  • Sintaxe.

Existem dez classes de palavras ou classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo, numeral, advérbio, conjunção, interjeição e preposição.

As regras da gramática normativa ditam a forma como o português deve ser falado. São elas que estabelecem as normas de concordância e regência verbal e nominal, estabelecem as flexões de gênero, número e pessoa, as colocações das palavras nas frases e até a pronúncia e acentuação.

A gramática formaliza a língua, ou descrevendo-a (descreve a forma) ou traçando normas para o seu uso (gramática normativa). A linguística analisa os fatos da língua na sua situação de uso e tenta explicá-los. Ambas tratam do mesmo assunto, mas sob ângulos diferentes.

Segundo esse ranking, o português estaria entre as línguas mais fáceis de aprender (categoria 1), juntamente com o francês, espanhol, italiano, sueco...e seriam necessários entre 23 a 24 semanas de aprendizado, algo em torno de 600 horas de estudo para falar relativamente bem a língua.

Portanto, continue a leitura e mãos à obra!

  1. Consulte o dicionário diante de qualquer dúvida. ...
  2. Tenha sempre um livro à mão. ...
  3. Sempre escreva ao final do dia. ...
  4. Pratique o português correto mesmo nas redes sociais. ...
  5. Revise seus próprios textos. ...
  6. Não dependa do corretor ortográfico. ...
  7. Pense no leitor.