O que é gama glutamiltransferase?

Perguntado por: ogalvao7 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

A gamaglutamiltranspeptidase ou gamaglutamiltransferase é uma enzima que pode ser encontrada em membranas celulares, estando envolvida na transferência de aminoácidos através da membrana celular. Está presente nos microssomos de hepatócitos e vias biliares.

A elevação na GGT indica que algo está produzindo lesão no fígado, mas sem especificar a causa. Em geral, quanto maior a dosagem, maior é a lesão produzida. Níveis elevados podem ser provocados por doença hepática, mas há outras causas possíveis como insuficiência cardíaca congestiva e consumo de álcool.

Em alguns casos, é recomendável iniciar o tratamento medicamentoso para diminuir os níveis de Gama GT. Algumas substâncias como a azatioprina, estrógenos, clofibrato e metronidazol são indicadas, porém, sob recomendação médica.

O valor do Gama GT considerado normal varia entre 0 e 30 U/L, sendo que para os homens o valor é um pouco maior do que para as mulheres. Dentro dos intervalos, os valores correspondem a: 07 a 60 U/L para homens; 05 a 43 U/L para mulheres.

Valores de Referência: Mulheres: 5 - 27 U/L - Homens: 7 - 45 U/L.

É preciso fazer jejum de algumas horas, já que os níveis de GGT podem diminuir após refeições, e se abster de bebidas alcoólicas por 24 horas antes do exame. Os medicamentos utilizados devem ser informados, já que algumas substâncias, até mesmo suplementos alimentares podem alterar a Gama GT.

Valores da TGO e TGP
Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite superior sempre ao redor de 40 e 50 U/L. Valores até três vezes maiores que o limite são inespecíficos e podem significar lesão de outros órgãos que não o fígado.

A gamaglutamiltransferase (GGT ou gama GT) é uma enzima que se encontra em diversos órgãos do corpo, como rim, fígado, vesícula biliar, baço e pâncreas. Entre estes, o fígado é a principal fonte de GGT no sangue. O exame de gama GT mede as quantidades dessa enzima no sangue e avalia a função hepática.

Os vegetais são ricos em fibras e em vitamina C, que ajudam a diminuir os níveis de gama GT. Procure comer duas porções de vegetais por dia. Por exemplo, você pode comer uma salada de acompanhamento na hora do almoço e um prato de brócolis cozidos no vapor ou aspargo grelhado no jantar.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Causas de lesão hepática
O fígado pode ser danificado como resultado de um impacto (por exemplo, um acidente com veículos a motor) ou devido a um trauma penetrante (tal como uma ferida causada por disparos ou objetos cortantes).

Valores de referência do Gama GT – O valor do Gama GT considerado normal varia entre 0 e 30 U/L, sendo que para os homens o valor é um pouco maior do que para as mulheres. Dentro dos intervalos, os valores correspondem a: 07 a 60 U/L para homens; 05 a 43 U/L para mulheres.

Evite alimentos nocivos ao fígado.
O excesso de gordura, sal, açúcar ou óleo faz com que o fígado trabalhe muito mais; caso já apresente níveis elevados de enzimas, é necessário reduzir o consumo de tais comidas para não sobrecarregá-lo.