O que é fungos e bactérias?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Os fungos seres eucariontes e uni ou pluricelulares. Esses seres podem ser macroscópicos ou microscópicos e fazem parte do Reino Fungi. As bactérias são seres procariontes e unicelulares. Por não possuírem um núcleo celular bem definido, são considerados organismos simples e fazem parte do Reino Monera.

Utilizar roupas, meias e calçados de material sintético; Utilizar chuveiros públicos, lava-pés, piscinas ou saunas; Compartilhar alicates de cutículas, tesouras e lixas não esterilizadas corretamente; Não enxugar a pele adequadamente, sobretudo entre os dedos dos pés, virilha e embaixo das mamas.

Os fungos são organismos heterotróficos, eucarióticos e uni ou multicelulares que estão agrupados no Reino Fungi. Os fungos constituem o Reino Fungi, no qual se enquadram espécies como os cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e leveduras.

Qual a diferença entre vírus, bactérias e fungos? Os vírus são, atualmente, os únicos seres acelulares da Terra. Ou seja, não chegam a formar uma célula, carregando apenas filamentos de DNA e/ou RNA. As bactérias são seres unicelulares, não contando com um núcleo, sendo um pouco maiores que os vírus.

Fungos e bactérias são capazes de degradar matéria orgânica e fixar nutrientes no solo. Apesar de algumas espécies conseguirem desencadear determinadas consequências ao organismo, como uma série de doenças, os dois são importantes para a manutenção do equilíbrio da natureza.

Cryptococcus neoformans
Este fungo é encontrado no mundo todo e é um dos microrganismos que mais causam doenças em pessoas com HIV/Aids. Cerca de 180 mil óbitos por ano são atribuídos a este fungo, segundo a OMS.

Os fungos se reproduzem ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele. Assim, as infecções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.

Os fungos possuem diversos tipos de habitat visto que são encontrados no solo, na água, nos vegetais, nos animais, no homem e nos detritos em geral.

Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.

Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.

infecções causadas por bactérias
Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

Entre as principais doenças causadas por vírus estão: gripes e resfriados, hepatites, HIV, dengue, rubéola, varíola, etc. As principais doenças causadas por bactérias são: tuberculose, coqueluche, tétano, sífilis, cólera, pneumonia, dentre outras.

Esses organismos podem viver, isolados ou formar colônias, no solo, na água, no ar, em outros organismos e em detritos.

Os fungos podem causar infecções no homem, chamadas micoses, e podem também causar doenças em outros animais, nas plantas e nas bactérias. Entre as doenças humanas, destacam-se: As frieiras, que surgem nas regiões úmidas do corpo, como as virilhas e entre os dedos dos pés e mãos .

Diagnóstico de infecções fúngicas da pele
O médico pode suspeitar da presença de uma infecção fúngica quando visualiza uma erupção cutânea avermelhada, inflamada ou escamosa numa das zonas frequentemente afetadas. em que o fungo específico pode crescer e ser identificado.