O que é fosfatase alcalina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 7 votos

A fosfatase alcalina é uma hidrolase que remove grupos fosfato de um grande número de moléculas diferentes, incluindo nucleotídeos, proteínas e alcalóides; como o próprio nome sugere, essa enzima é mais ativa em soluções alcalinas. O processo de remoção desses grupos fosfatos é conhecido como desfosforilação.

Contudo uma elevação simultânea da GGT (gama-glutamiltransferase) sugere que é o fígado a causa da fosfatase alcalina elevada. Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite ao redor de 130 U/L. Em menores de 18 anos pode ser mais elevado.

O teste de fosfatase alcalina pode ser solicitado quando alguém tem um nível de gama GT elevado. Ele também pode ser pedido juntamente com outros testes de quando uma pessoa tem sinais ou sintomas sugestivos de doenças do fígado ou ossos.

Sinais e sintomas como icterícia (cor amarelada da pele e mucosas), colúria (cor escura “tipo Coca-Cola” da urina), hipocolia ou acolia fecal (coloração mais clara das fezes), prurido (coceira), dor abdominal, fadiga (cansaço) e febre podem surgir nestas situações.

O exame de fosfatase alcalina serve para estudar se há problemas ou alterações no funcionamento dos órgãos em que essa enzima está presente, como o fígado e os rins, por exemplo.

Dada a multiplicidade de fatores que causam a elevação da fosfatase alcalina, não é possível determinar um único tratamento. Para que os níveis reduzam, é precisar iniciar um procedimento médico em função da causa que provocou o aumento. Por isso é tão importante chegar ao diagnóstico correto durante os exames.

Resultados entre 40 U/L e 150 U/L estão dentro da faixa normal. Resultados maiores que 150 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico pois podem indicar problema no fígado, nas vesícula biliar ou nos ossos, por exemplo.

Ao abordar as elevações das enzimas hepáticas, o médico deve desenvolver um diagnóstico diferencial de trabalho com base na história médica e social e exame físico. As causas mais comuns de elevação das enzimas hepáticas são toxicidade alcoólica, overdose de medicação e doença hepática gordurosa.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Para avaliar a saúde dos ossos, também são realizados exames de sangue para avaliar as dosagens de cálcio ionizado, fósforo, vitamina D, PTH, TSH e fosfatasse alcalina.

Algumas frutas como maçãs, bananas, morangos e mirtilos são ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes, o que pode ajudar a melhorar a saúde intestinal e reduzir a atividade da fosfatase alcalina em cães.

Abuso de bebidas alcoólicas costuma causar uma elevação maior da GGT do que a fosfatase alcalina.