O que é fonema?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Em linguística, um fonema é a menor unidade sonora de uma língua. São sons que, articulados e combinados, constituem as sílabas, as palavras e a frase, na comunicação oral. A fonologia é a ciência que estuda as funções dos fonemas na língua.

Os fonemas são os sons que produzimos para expressar nossas ideias e emoções. São considerados como sendo as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Um fonema é o som produzido pelos falantes de uma determinada língua, representando as unidades sonoras e formando as palavras. A Fonologia é a ciência responsável pelo estudo de cada um dos sons correspondentes à voz.

Fonema e Letra representam respetivamente sons (fala) e sinais gráficos (escrita). Os fonemas são as unidades sonoras que compõem o discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas (//). As letras, por sua vez, são os sinais gráficos que tornam possível a escrita.

Letras e fonemas apresentam conceitos distintos, letra é representação gráfica do fonema; já o fonema é a representação sonora. Fonologia é a parte da Gramática que estuda o fonema. Fonema é a unidade mínima sonora que é capaz de estabelecer diferenciação entre um vocábulo e outro.

d) Galinha: 7 letras, 7 fonemas.

Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

Em “flores”, há 6 letras e 5 fonemas.

(E) manhã ( ) 7 letras, 7 fonemas.

Queijo: 6 letras e 6 fonemas. Cachorro: 8 letras e 7 fonemas.

- Chuva: 5 letras e 4 fonemas. Novamente, repara-se que o som “ch” é apenas um som. - Nascimento: 10 letras e 8 fonemas.

Temos, em “água”, 4 letras e 4 fonemas.