O que é fagocitose?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Fagocitose é o processo pelo qual uma célula usa sua membrana plasmática para englobar partículas grandes, dando origem a um compartimento interno chamado fagossoma. Nos sistemas imunológicos de organismos multicelulares, a fagocitose é um dos principais mecanismos usados para remover patógenos e restos celulares.

Fagocitose é um processo pelo qual a célula ingere partículas grandes, como micro-organismos. Durante a fagocitose, observa-se a formação de pseudópodes e de uma bolsa denominada fagossomo. O processo é conhecido como “o comer da célula” e pode ser observado em protozoários e também em células de defesa dos animais.

A fagocitose é um tipo de endocitose – processo de absorção celular de moléculas biológicas e materiais particulados – no qual ocorre a ingestão de grandes partículas insolúveis, micro-organismos e fragmentos celulares.

A fagocitose é o processo no qual algumas células englobam partículas através de seus pseudópodes. Algumas substâncias entram na célula através de transporte ativo e passivo, outras, no entanto, não são capazes de usar essa via de transporte.

Os fagócitos são leucócitos do sangue que protegem o corpo através da ingestão (fagocitose) de partículas estranhas, bactérias e células mortas ou células a morrer. São essenciais no combate a infecções e para posterior imunidade.

O acúmulo de fagócitos no foco inflamatório/infeccioso é fundamental para a eliminação de microrganismos ou agentes não infecciosos e para o reparo tecidual.

O macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocítica estando envolvida na eliminação de células/partículas estranhas ao organismo.

A fagocitose é um processo em que as células do sistema imunológico englobam partículas grandes por meio da emissão de pseudópodes, que são estruturas que surgem como expansão da sua membrana plasmática, com o objetivo de combater e prevenir infecções.

As células com capacidade fagocitária (fagócitos) podem ser de três tipos:

  • eosinófilos: com fraca capacidade fagocitária.
  • neutrófilos: são os primeiros a fagocitar.
  • macrófagos: são células de grandes dimensões que se diferenciam a partir de monócitos.

Células fagocitárias profissionais
Neutrófilos , macrófagos , monócitos , células dendríticas , osteoclastos e eosinófilos podem ser classificados como fagócitos profissionais. Os três primeiros têm o maior papel na resposta imune à maioria das infecções.

Toda e qualquer atividade que ocorre na célula gasta energia, ou seja, precisa de energia para ser realizada. Essa energia vem do processo de respiração celular, que é iniciado com a quebra da glicose (ou glicólise) no citoplasma da célula.

As células são mortas por coisas que podem causar danos (tais como produtos químicos tóxicos ou lesão física) em um processo chamado necrose. As células são estimuladas para ativar a morte celular programada. A forma melhor compreendida de morte celular programada é a apoptose.

Os macrófagos têm um papel chave para o funcionamento da resposta imunitária. Sua função é produzir e liberar substâncias que levam à produção de células que estão relacionadas a processos inflamatórios e imunitários. Dessa forma, iniciam o processo de reação inflamatória.