O que é expectorante natural?

Perguntado por: fteixeira . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Alguns expectorantes naturais, como o xarope de cebola e alho, o xarope de cenoura ou o xarope de gengibre com canela, possuem substâncias que ajudam a fluidificar o catarro facilitando sua eliminação, aliviando a tosse.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Chá de guaco
O guaco é um chá para expectorar catarro do pulmão. Além disso, ele alivia gripes, resfriados, bronquites alérgica e infecciosa.

A cenoura é rica em nutrientes e pode ser uma boa opção para receita de expectorante caseiro.

  1. 2 cenouras médias;
  2. 1 colher (chá) de gengibre ralado;
  3. 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
  4. 1 colher (sopa) de suco de limão espremido;
  5. 1 colher (sopa) de mel.

abacaxi

O abacaxi é uma das melhores frutas para preparar suco para tosse com catarro. Rico em vitamina C, é um santo remédio contra inflamações. Ele ainda tem efeito expectorante – ou seja, se o catarro se formar, o suco para tosse com catarro feito com abacaxi vai ajudar a colocar toda a secreção para fora.

2. Chá de canela: com as propriedades antibacterianas da canela, este chá é ótimo para ajudar contra a tosse seca e com expetoração. Dica: Junte ao chá umas gotas de limão e mel (se também tiver, pode colocar também cravo da Índia). Estes ingredientes vão impulsionar as propriedades da canela.

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

Importância de colocar o catarro para fora
Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo.

Estas medidas irão ajudar.

  1. Elimine todos os produtos lácteos dois dias antes de. começar a limpar. ...
  2. Beba uma xícara de chá de ervas laxante antes de ir. ...
  3. Esprema 1 limão em 300 ml de água e tome antes. ...
  4. Beber 300 ml de suco de grapefruit (suco de toranja) ...
  5. Beber 300 ml de suco de cenoura puro entre café da.

Veja 7 opções para se livrar do catarro

  • Xarope Melagrião – Catarinense. O Melagrião é um xarope expectorante fitoterápico composto com mel e guaco. ...
  • Xarope de Guaco – Herbarium. ...
  • Xarope Fluimucil – Zambon. ...
  • Xarope Vick Mel – P&G. ...
  • Sedavan Xarope – Divcon. ...
  • Phitoss Xarope – Brasterápica. ...
  • Stodal Xarope – Boiron.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

Uma sopa quente é fácil de consumir quando se está gripado, pois não demanda muito esforço para engolir e promove até mesmo um alívio na garganta. Incluir ingredientes como cenoura, alho e cebola ajuda ainda mais na obtenção de vitaminas e também melhora a expectoração.

açúcar: o açúcar pode ter ação inflamatória no organismo, levando a aumento no volume de catarro produzido pelo corpo; refrigerantes: essas bebidas são ricas em açúcar e sódio, dois componentes que podem ter ação inflamatória e levar ao aumento na produção de muco.

O catarro é uma substância produzida pelas células do sistema respiratório, incluindo o nariz, garganta e pulmões. Ele é composto de células mortas, bactérias, vírus, poeira e outras partículas que podem estar presentes no ar que respiramos.

Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação.

vitamina D

A evidência atual mostra que indivíduos com níveis muito baixos de 25(OH)D (abaixo de 10 ng/mL) podem ter benefícios adicionais em termos de prevenção de infecções respiratórias e melhora da função pulmonar após a reposição de vitamina D.