O que é estrogênio?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 2 votos

O estrogênio ou estrogénio, é uma designação genérica dos hormônios cuja ação está relacionada com o controle da ovulação e com o desenvolvimento de características femininas. Existem três estrogênios endógenos principais em mulheres que têm atividade hormonal estrogênica: estrona, estradiol e estriol.

O estrogênio é o hormônio sexual feminino . É produzido pelos ovários e responsável por desenvolver características como crescimento das mamas e pelos pubianos. Além disso, tem papel importante no ciclo menstrual e interfere em questões como saúde óssea, vascular e reprodução.

Um dos principais sinais é a dificuldade de ganhar massa muscular, perda de viscosidade e elasticidade da pele e dores nas articulações. Agora, vamos tratar dos principais sintomas da falta de estradiol no organismo das mulheres.

A produção de estrogênio é estimulada pelo hormônio folículo estimulante (FSH), com início durante a puberdade. Nas mulheres, ele auxilia no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como os seios e os pelos pubianos, e do sistema reprodutor.

Estrogênio

Estrogênio: O hormônio da beleza feminina.

Já os sintomas da falta de estrogênio e progesterona, por sua vez, são os distúrbios do sono, cansaço excessivo, fogacho e ganho de peso.

Como o Tibolona - EMS funciona? A tibolona pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Na menopausa (ou após uma cirurgia para retirada dos ovários), o organismo da mulher interrompe a produção do hormônio feminino, o estrogênio.

Sintomas de estrogênio baixo

  • Ciclos irregulares ou ausência.
  • Pele seca.
  • Oscilação de humor.
  • Falta de libido e secura vaginal.
  • Distúrbios do sono.
  • Fogachos / Calorões noturnos.

Os relatos da medicina popular indicam que mulheres utilizam o chá das folhas de Amora para o tratamento dos sintomas do climatério e da TPM (Tensão Pré-menstrual). Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

Qualquer mulher pode fazer reposição hormonal
Até mesmo por essa razão, a avaliação de um médico ginecologista é fundamental, tanto para sanar dúvidas quanto para pesquisar a existência de doenças ou eventuais complicações da terapia.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia
A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais.

grelina

grelina. A grelina é considerada o “hormônio da fome”, pois sua principal função é estimular o apetite. Produzida nas células do estômago, é ela quem avisa ao cérebro quando é hora de comer, geralmente quando estamos de barriga vazia.

Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e progesterona e estrógeno nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).

Os estrógenos naturais – estradiol, estriol e estrona – são os mais utilizados na reposição hormonal.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Na incessante busca pela fórmula da juventude, o mercado de estética brasileiro vem investindo agora numa nova promessa a favor da beleza: a utilização do hormônio do crescimento GH em cosméticos de combate ao envelhecimento da pele.