O que é estrofe?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Estrofe é definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja cada agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de conteúdo e de ritmo. Apresentada geralmente como sinónimo de estância, difere desta quanto ao grau da referida unidade.

O que é estrofe? Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

Na poesia, uma estrofe é uma unidade dentro de um poema, sendo formada por versos. Nas estrofes, os conjuntos de versos são ordenados de maneira a apresentar uma correspondência métrica com outras estrofes. Cada conjunto de versos, separados pelas linhas pontilhadas, é uma estrofe.

O que é uma estrofe? Na composição de um texto poético, como é o caso das letras de músicas e os poemas, a estrofe corresponde a um conjunto de dois ou mais versos. A estrofe, então, é uma seção de versos agrupados, constituindo assim um poema completo.

Quintilha, Quinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos.

Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.

Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões.

Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos). Foi provavelmente criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374).

Classificação de rimas quanto à posição na estrofe. Rimas alternadas (ou cruzadas): Combinam-se alternadamente, seguindo o esquema ABAB. Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABBCC.

Quando os versos de um poema agrupam-se em dois ou mais, de forma rítmica, temos a formação de uma estrofe. Em (1), por exemplo, há o agrupamento de dois versos por estrofe. Já em (2), podemos perceber que as duas primeiras estrofes são compostas por quatro versos, e as duas últimas são compostas por três versos.

Como os demais poemas reunidos em Serial, “O relógio” é regido pelo signo do 4. São quatro partes numeradas, cada uma com seis estrofes de quatro versos.

Quantas linhas tem que ter um poema? Os poemas possuem tamanhos diferentes, uma linha num poema é chamado de estrofe e cada verso é um acumulado de estrofes. No geral, quando observamos um poema ele possui quatro linhas e um padrão de três a quatro versos.

Rondó: um poema formado por estrofe homogênea em formato de quadras (estrofes de quatro versos). Sextina: um poema composto por seis sextilhas( estrofes de seis versos) e um terceto (estrofe de três versos). Trova: um poema composto por uma única estrofe de quatro versos heptassílabos.