O que é estenose?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Em termos médicos, estenose se refere a um estreitamento ou constrição de um duto ou passagem.

A principal causa de estenose espinhal é o envelhecimento. Por isso, essa doença costuma ser diagnosticada em pacientes acima dos 50 anos de idade. Conforme o corpo envelhece, é comum que a coluna vertebral apresente algumas alterações e mudanças devido ao seu uso prolongado e a estenose espinhal é uma delas.

É importante lembrar que a estenose lombar é uma doença progressiva, portanto, se não cuidada ela apresentará cada vez mais dificuldade ao paciente, em que no início incomoda ao caminhar por um longo tempo, até tornar difícil estar em pé. O caso extremo pode causar a síndrome da cauda equina.

O estreitamento pode ser local, segmentar ou generalizado, causado por uma estrutura óssea, partes moles ou ambos. A estenose do canal vertebral pode afetar a coluna cervical, torácica ou lombar.

Trata-se de uma das doenças mais comuns do coração. A Estenose Aórtica ocorre quando a Valva Aórtica, por um processo degenerativo, torna-se enrijecida, calcificada. Esse processo leva à uma diminuição de seu orifício efetivo e, assim, gera uma obstrução ao sangue que é ejetado pelo coração.

Pacientes com estenose espinhal nas costas muitas vezes relatam dor nas nádegas ou uma sensação de “alfinetadas e agulhadas” na coxa ou na perna, que ocorre quando estão de pé (extensão) ou andando. Em geral, o desconforto é aliviado com a inclinação do corpo para frente (flexão) ou com descanso.

Sintomas de estenose aórtica
desenvolvem fadiga e falta de ar durante o esforço. As pessoas que têm estenose aórtica grave podem desmaiar durante o esforço, pois a pressão arterial pode cair repentinamente. O desmaio geralmente ocorre sem sintomas de alerta (como tontura ou sensação de desmaio iminente).

Quando os sintomas aparecem – desmaios, dor ou pressão no peito, sensação de fadiga e falta de ar, entre outros – é porque a doença já está num patamar considerado grave. Em geral, a estenose aórtica – em qualquer fase – é detectada durante o check-up cardiológico.

Quando os incômodos causados pela estenose impedem que o paciente realize suas atividades cotidianas normalmente ou quando o tratamento não-invasivo é incapaz de aliviar os sintomas, pode ser preciso realizar uma cirurgia para descomprimir as raízes nervosas.

Em alguns casos, as dores na coluna e nas pernas causadas devido à estenose espinhal podem ser tratadas com medicação, injeções de corticosteroides, descanso e fisioterapia.

Estenose de uretra é uma doença urológica em que a uretra, tubo que conduz a urina da bexiga até o meio externo, está parcialmente ou totalmente obstruída. Como a uretra masculina é mais longa, esta doença é mais frequente no sexo masculino.

Tratamentos. Não existe uma forma simples de tratar a estenose uretral, se limitando a abordagens cirúrgicas ou outros métodos invasivos. A cirurgia costuma ser o mais comum, com técnicas variadas de acordo com a extensão da lesão.

Surge tanto primariamente em áreas doentes do intestino delgado ou cólon quanto em anastomoses de cirurgias prévias. Elas podem ocorrer em qualquer fase da doença, porém é mais comum ocorrer em fases mais tardias da DC.

Assim, podemos classificar em vários graus a estenose carotídea: Estenose carotídea superior a 70%; Estenose carotídea de 50-69%; Estenose carotídea inferior a 50%.