O que é esporão no pé?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

O esporão no calcanhar ou esporão calcâneo é quando o ligamento do calcanhar fica calcificado, havendo a sensação de que houve a formação de um pequeno ossinho, o que leva a uma forte dor no calcanhar, como se fosse uma agulha, que se sente quando a pessoa levanta da cama e coloca o no chão, e também ao caminhar e ...

O tratamento inicial para fasciíte plantar, também chamada de esporão do calcanhar, é fisioterapia, exercícios, uso de palmilhas e anti-inflamatório. Entretanto, algumas pessoas não melhoram com nada disso e sofrem anos com a dor no pé, mais especificamente na região do calcanhar.

Esse problema pode surgir por causa do uso de calçados inadequados, excesso de peso e também devido à prática de exercícios físicos de alta intensidade. Quando um indivíduo é acometido por esporão no calcanhar, um dos principais sintomas é a dor aguda.

dor na sola do ; dor intensa, similar a uma pontada ou uma facada, ao apalpar o calcanhar ou mesmo ao apoiar peso do corpo no calcanhar; dor que melhora ao ficar com os pés repousados e piora ao fazer atividades como subir escadas ou caminhar; inchaço no calcanhar e no tornozelo.

Ambos o gelo e a água quente podem ser eficazes para aliviar a dor de um esporão no pé. No entanto, o gelo é geralmente o método mais recomendado para tratar a inflamação e a dor causadas por esporões. O gelo ajuda a reduzir a inflamação e a dor ao diminuir o fluxo sanguíneo para a área afetada.

Qual o melhor anti-inflamatório para esporão? Existem alguns anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) que podem ser utilizados para tratar o esporão nos pés, como o ibuprofeno, o diclofenaco e o naproxeno.

A fisioterapia é uma excelente forma de diminuir a dor do esporão. Durante as sessões, o profissional utiliza aparelhos para diminuir a inflamação. Além disso, ele também realiza exercícios para liberar as musculaturas que envolvem o tendão e que podem estar com contraturas devido ao esforço.

A única forma de “curar” ou eliminar definitivamente o esporão do calcâneo é através de cirurgia (ou operação) que consiste na remoção cirúrgica da saliência óssea. Mesmo nesse caso poderá ocorrer uma recidiva (voltar a desenvolver a protuberância mais tarde).

A condição tem a idade como um importante fator de risco. Pessoas acima dos 40 anos de idade têm mais chance de desenvolver o esporão. Outros fatores de risco envolvem a obesidade e a prática de atividades físicas intensas que colocam bastante estresse sobre os pés, como corrida e futebol, por exemplo.

Descanso: dar tempo suficiente para o descansar e se recuperar pode ajudar a aliviar a dor. Evite atividades físicas intensas e fique em repouso sempre que possível. Aplicação de gelo: aplicar gelo na área afetada pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Vamos ver as recomendações para cada uma dessas atitudes.

  1. Descansar e proteger a área afetada. Se você sofre de dor embaixo do esquerdo, é preciso descansar a área afetada. ...
  2. Realizar alongamentos suaves. ...
  3. Tomar medicação. ...
  4. Fazer aplicação local de calor ou gelo. ...
  5. Usar órteses.

Para alívio rápido da dor no calcanhar, aplique uma compressa fria, faça alongamentos e exercícios específicos, massageie a área afetada e use calçados adequados. Essas medidas podem ajudar a aliviar a dor no calcanhar de forma eficaz.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.