O que é esporão?
Em zoologia, esporão é um protuberância óssea revestida que se assemelha a um chifre. Pode ocorrer em várias localizações anatômicas em alguns animais. Ao contrário das garras e unhas, que se desenvolvem a partir da ponta dos dedos do pé, os esporões se formam em outras partes do pé, geralmente nas articulações.
O que é esporão e qual a causa
O que causa o esporão calcâneo
O esporão no calcanhar surge devido ao acúmulo de cálcio debaixo do pé ao longo de vários meses, que acontece devido ao excesso de pressão sobre o mesmo local e principalmente devido ao aumento da tensão sobre a fáscia plantar, que é um tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos.
Qual a cura para esporão
Observa-se que a maioria dos esporões do calcâneo dolorosos cura sem necessidade de cirurgia. A cirurgia de remoção do esporão somente deve ser realizada quando a dor interferir na deambulação de forma grave.
O que é esporão e quais os sintomas
O esporão calcâneo manifesta-se por dor intensa na região inferior ou interna do calcanhar. Quando o peso do corpo é colocado sobre o calcanhar afectado, a dor é suficientemente forte para causar a imediata imobilização da marcha.
Quais são os sintomas do esporão no pé
dor na sola do pé; dor intensa, similar a uma pontada ou uma facada, ao apalpar o calcanhar ou mesmo ao apoiar peso do corpo no calcanhar; dor que melhora ao ficar com os pés repousados e piora ao fazer atividades como subir escadas ou caminhar; inchaço no calcanhar e no tornozelo.
O que é esporão é perigoso
O esporão de calcâneo, ou esporão de calcanhar, é um problema ortopédico que surge devido ao crescimento anormal de uma parte do osso do calcanhar, formando uma protuberância que pode provocar intensa dor na sola do pé. Calcâneo é nome dado ao osso do calcanhar.
O que é melhor para esporão gelo ou água quente
Tanto o gelo quanto a água quente podem ser utilizados para aliviar a dor causada pelo esporão nos pés. No entanto, cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens. O gelo é mais indicado para reduzir a inflamação na região do esporão, pois tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
O que acontece se não tratar do esporão
Em alguns casos, o esporão do calcâneo pode ser assintomático (sem sintomas). Noutros casos, pode provocar dor no calcanhar que pode ser em alguns casos bastante intensa e gerar até problemas de mobilidade, pela dor ao colocar o pé no chão para andar.
O que fazer para aliviar a dor no pé
Descanso: dar tempo suficiente para o pé descansar e se recuperar pode ajudar a aliviar a dor. Evite atividades físicas intensas e fique em repouso sempre que possível. Aplicação de gelo: aplicar gelo na área afetada pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor.
Quem tem esporão de calcâneo pode fazer caminhadas
O esporão não impede de fazer caminhadas ou exercícios.
Como se forma o esporão no pé
As possíveis causas do esporão de calcâneo são os sapatos apertados, desgastados e/ou muito altos, ou também por atividades de forte impacto, pisada incorreta (supinada, pronada), deformidades anatômicas (pé plano e pé cavo), muito tempo em pé, fascite plantar e sobrepeso.
Como é feita a cirurgia de esporão no pé
É uma cirurgia que pode ser feita por artroscopia ou aberta. Em ambos os casos, é aplicada anestesia regional. Apesar de ser considerada uma cirurgia segura, algumas complicações podem ocorrer, como em qualquer outro procedimento. Assim, pode haver lesão do nervo, alterações de sensibilidade, fibrose e infecções.
Qual é o melhor Anti-inflamatório para fascite plantar
É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.
Quando levanto sinto dor no calcanhar
A dor no calcanhar logo de manhã é o grande indicador para o diagnóstico da fascite plantar, sendo a patologia confirmada pelo ortopedista através de uma ecografia ou de uma ressonância magnética ao pé. Estes exames permitem detetar a inflamação no calcâneo, indicando também o estado de desenvolvimento da patologia.