O que é espasmo do soluço?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os soluços são espasmos repetidos e involuntários do diafragma, seguidos por fechamentos ruidosos e rápidos da glote. O diafragma é o músculo que separa o tórax do abdômen e é responsável pela respiração. A glote é a abertura entre as cordas vocais, que se fecha para interromper o fluxo de ar para os pulmões.

Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.

Existem diversos fatores que podem ser as possíveis causas de uma crise de soluços, como por exemplo, comer demais, respirar errado, mudança súbita de temperatura, beber líquidos gasosos ou alcoólicos, consumir muito açúcar, café, cigarro, até mesmo ansiedade e estresse.

O soluço é uma condição – geralmente passageira – causada pelo espasmo do diafragma. Muito comuns em bebês, pode ocorrer também em adultos, quando se come muito rápido ou se ingere bebidas alcoólicas em excesso, por exemplo. Apesar de poder indicar algumas doenças, o soluço é geralmente benigno.

As causas são extensas; os soluços constantes podem estar relacionados ao refluxo, ao consumo de bebidas alcoólicas ou gasosas, e a problemas de respiração. Se você está passando por uma crise de soluços que já dura mais de um dia inteiro, a nossa recomendação é procurar um especialista.

Alguns medicamentos usados para parar soluços persistentes são:

  • Clorpromazina (fármaco mais usado e mais estudado para tratar soluços).
  • Haloperidol.
  • Baclofen.
  • Metoclopramida.
  • Gabapentina.

Puxar os joelhos até o peito e inclinar-se para a frente; Beber água gelada (mudanças de temperatura podem iniciar soluços, mas também pará-los); Provar algo afiado como limão ou vinagre.

O soluço é uma resposta do organismo a contrações súbitas do diafragma (músculo responsável pela respiração). Esse músculo se localiza logo acima do estômago e é responsável pela expansão de nossos pulmões no ato de respirar.

“Até mesmo o frio pode causar soluços, o que acaba sendo muito comum na prática do consultório os pais relatarem soluço na hora do banho”, completa. Ela explica que o soluço acontece devido a um espasmo, uma contração do músculo diafragma, que está logo abaixo dos pulmões, intimamente ligado à respiração.

Depois da mamada, coloque o pequeno na posição vertical, pois facilita a eliminação do ar pelo arroto. O bebê pode vomitar caso permaneça deitado no berço com soluço. A mudança de temperatura corporal, como o bebê que tira a roupa e o ambiente fica mais frio, pode ocasionar o soluço também.

Beber água gelada, prender por um curto período de tempo a respiração, tomar um susto, entre outras coisas podem levar a melhora dos soluços mais inofensivos.

— Algumas vezes, nós vemos soluços intratáveis em pacientes diagnosticadas com câncer no cérebro, de estômago ou linfoma — afirmou o professor assistente de medicina no Centro de Ciências da Saúde da Escola de Medicina Texas A&M, Timothy Pfanner ao jornal britânico The Mirror.