O que é erisipela?
Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e nos portadores de deficiência da circulação das veias dos membros inferiores.
Qual é a cura para erisipela
A erisipela tem cura quando o tratamento é iniciado rapidamente com antibióticos orientados pelo clínico geral ou dermatologista, entretanto, em alguns casos, esta doença pode voltar a surgir ou pode mesmo tornar-se crônica, sendo mais difícil de tratar.
Quais são os primeiros sintomas da erisipela
Sintomas da erisipela
- Febre alta;
- Tremores;
- Mal-estar;
- Náuseas;
- Vômitos.
Quando a erisipela é grave
Em casos mais graves há o surgimento de bolhas (com pus), expansão da vermelhidão e necrose. No início, a parte da pele infectada é bem diferenciada, com a ferida tendo bordas elevadas. Se não tratada, a erisipela pode evoluir para erisipela bolhosa (com bolhas com secreção amarela ou marrom).
O que passar na perna com erisipela
O tratamento para erisipela envolve principalmente o uso de antibióticos, como a penicilina ou a amoxicilina, repouso e elevação do membro afetado. Porém, ele também pode abranger o uso auxiliar de anti-inflamatórios, analgésicos e cremes para aliviar as feridas cutâneas.
Como a erisipela é transmitida
A erisipela ocorre porque uma bactéria (Estreptococo) penetra na pele; a porta de entrada quase sempre é uma micose entre os dedos (as famosas “frieiras”), mas qualquer ferimento pode desencadear o mal. A pele mais favorável é a das pernas inchadas, principalmente nos pacientes diabéticos, obesos e idosos.
O que a erisipela pode causar
Sem tratamento e, principalmente, em pacientes imunodeprimidos, a doença pode evoluir para a forma de erisipela bolhosa, que acomete camadas mais profundas da pele e começa a destruir gordura e músculos. A progressão pode levar a amputações ou a quadros de sepse, que oferecem risco de morte.
O que não se pode comer quando está com erisipela
Alimentos industrializados
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.
Qual o exame para saber se tem erisipela
Resumo. Geralmente, as celulites e erisipelas podem ser diagnosticadas com base na história e no exame físico apenas, embora hemoculturas e exames microscópicos de aspirados cutâneos, biópsias ou swabs devam ser considerados para pacientes selecionados, incluindo aqueles com imunocomprometimento.
Quanto tempo dura o tratamento da erisipela
Em torno de 3 ou 4 dias, a febre baixa e há alívio da dor. Com uma semana de tratamento da erisipela, o paciente já se sentirá bem melhor. Todavia, dependendo da intensidade do edema, o quadro pode demorar até um mês para regredir.