O que é enfisema pulmonar?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.

O enfisema pulmonar, como é popularmente conhecida a DPOC - doença pulmonar obstrutiva crônica, leva à perda de elasticidade dos pulmões e à destruição dos alvéolos pulmonares, causando uma série de desconfortos que variam de leves a bastante intensos.

Os sintomas no enfisema pulmonar avançado, já são bem evidentes e limitantes, a saber: Hipoxia (baixa quantidade de oxigénio no sangue), falta de ar em repouso, fraqueza muscular generalizada e desnutrição. Como consequência deste envolvimento sistémico, o enfisema pulmonar pode levar à morte.

Infelizmente a doença é considerada grave e seu quadro não pode ser revertido. Porém, há tratamento para que as coisas não piorem para um paciente com tal diagnóstico.

O tipo de medicação mais utilizado é o broncodilatador, que é inalado com a bombinha e vai direto para os pulmões.

“A confusão e a sonolência podem indicar uma piora do padrão da doença, uma vez que os pacientes com DPOC tendem a acumular gás carbônico no sangue. Isso é um sinal de gravidade chamado hipercapnia, o qual leva à acidose respiratória e à chamada narcose por CO2.

Existem poucas alternativas medicamentosas para aliviar o sofrimento dos portadores de enfisema e, em muitos casos, é necessária uma cirurgia de redução de volume ou até o transplante de pulmão, ambos procedimentos de maior risco.

De acordo com o pneumologista Mauro Gomes, a tosse provocada pelo enfisema pulmonar e pela bronquite crônica normalmente possui a expectoração de catarro. Porém, os pacientes também podem apresentar tosse seca. Como este é um dos principais sintomas dos problemas, é sempre bom estar atento.

Enfisema é um termo que descreve mudanças estruturais no pulmão associadas à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), mas não é câncer. As duas doenças pulmonares compartilham importantes fatores de risco, principalmente devido à exposição à fumaça do cigarro.

Os sintomas de enfisema pulmonar são principalmente falta de ar e emagrecimento.

Na maioria dos casos e na dependência do grau do enfisema pulmonar, a pessoa poderá conviver com o problema. Contudo, em casos muito avançados, pode necessitar do uso contínuo de oxigênio domiciliar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.