O que é endoscopia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Uma endoscopia é um procedimento usado na medicina para olhar dentro do corpo. O procedimento de endoscopia usa um endoscópio para examinar o interior de um órgão oco ou cavidade corporal. Ao contrário de muitas outras técnicas de imagem médica, os endoscópios são inseridos diretamente no órgão.

O que é endoscopia e para que serve? A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

O seu médico pode solicitar esse exame quando você apresentar sintomas, como:

  • Azia ou pirose (queimação no estômago);
  • Náuseas e vômitos frequentes;
  • Fezes escuras;
  • Vômito acompanhado de sangue;
  • Dores na região superior do abdômen;
  • Refluxo;
  • Anorexia ou perda de peso sem motivo aparente.

O exame de endoscopia é feito por meio da inserção do endoscópio. Esse é um tubo colocado na boca e que desce pela garganta do paciente até chegar ao estômago ou ao local que será analisado. Para isso, há a aplicação de sedativo intravenoso, a fim de evitar náuseas no paciente.

Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos. Em geral, depois que os efeitos do anestésico passam, o paciente ficará novamente disposto, o que pode levar em torno de 8 horas, dependendo da medicação utilizada.

Recomenda-se repouso por cerca de 30 minutos, até se recuperar dos efeitos da sedação. O paciente deve comer algo leve e ir para casa sempre acompanhado. Não é permitido dirigir. Caso sinta algum mal-estar acompanhado de febre, vômito, dores abdominais, deve-se procurar o pronto-atendimento para avaliação.

Algumas pessoas se sentem sonolentas ao longo do dia inteiro, por isso é recomendado tirar o dia de licença no trabalho e não dirigir nas 24 horas seguintes. O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas).

Os médicos costumam prescrever esse exame para identificar a causa de desconfortos abdominais duradouros, quando o paciente apresenta sintomas como dores abdominais, náusea e/ou vômitos, queimação, refluxo, dificuldade para engolir, perda de peso e de apetite sem causa aparente e nos casos de suspeita de sangramento ...

Por que é necessária anestesia para endoscopia
É involuntário, muitos pacientes têm o reflexo de vomitar quando o tubo é introduzido pela garganta. O uso de um spray anestésico na região já reduziria a sensação incômoda. Mas com a sedação, o paciente tem uma experiência mais agradável e menos traumática.

Em hospitais e clínicas que realizam esse procedimento, a endoscopia é um exame que pode ser considerado corriqueiro, pois sua realização é simples, sem a necessidade de internação, com sedação (dormindo, sem sentir nada), e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Normalmente, o valor da endoscopia varia de R$ 415 a R$ 1.200, a depender da clínica e do que será investigado durante o exame. O exame também pode ser realizado pelo SUS, mas muitas vezes é preciso esperar um longo período até conseguir fazer a endoscopia dessa forma.

Não coma alimentos que possam causar flatulência e gases, como, por exemplo: feijão, cebola, alho, couve, brócolis, couve-flor, chocolate e alimentos condimentados; * No dia seguinte já está liberado comer os alimentos habituais.

Desconforto na garganta
Por conta do “tubo” que é inserido na garganta, é possível que você sinta algum grau de desconforto na região após ser submetido a uma endoscopia. Essa é uma reação normal, relatada por um número bem maior de pessoas. Caso você sinta esse tipo de incômodo, converse com o seu médico.

A sua garganta poderá ficar um pouco dolorida e você poderá ter a sensação de estômago cheio por causa do ar que é introduzido durante o exame. Você deverá permanecer em observação por cerca de 30 minutos. Após este período, poderá se alimentar com sua dieta habitual, evitando os excessos.