O que é encontro vocálico?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Vogal é todo fonema em cuja emissão o ar passa livremente pela boca, sem obstrução. Também é como se denominam as letras que representam os sons vocálicos. Na língua portuguesa são cinco as letras usadas para representar vogais: A, E, I, O, U.

Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra. Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme e poético. Classificação do encontro vocálico: ditongo, hiato e tritongo. DITONGO -> é o encontro de uma vogal e uma semi-vogal pronunciadas na mesma sílaba.

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato. Os encontros vocálicos podem ser classificados como ditongo, tritongo ou hiato.

O que é um encontro vocálico? Como o nome sugere, o encontro vocálico refere-se ao agrupamento de vogais e semivogais em uma mesma palavra. Esse agrupamento pode acontecer na mesma sílaba ou em sílabas diferentes e conter duas ou três vogais.

Hiato é o encontro de duas vogais numa palavra, cada uma pertencendo a uma sílaba diferente, por exemplo: saúde (sa-ú-de), moeda (mo-e-da), saída (sa-í-da), coelho (co-e-lho).

Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

Um ditongo é um encontro vocálico, ou seja, uma sequência de sons vocálicos na mesma sílaba: pai, peixe, avião, quadro, caixa, pães,…

Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: pato, bota. Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile.

Quanto à palavra rio, esta é realizada oralmente de duas formas: "ri-u" e "riu", especialmente na região de Lisboa. A grafia oficial rio corresponde à primeira forma "ri-u".

Os encontros vocálicos são a junção de duas vogais em uma mesma sílaba ou em sílabas diferentes. Na palavra "Alguém", há dois encontros vocálicos: Encontro consonantal "lg": as letras "l" e "g" representam consoantes e aparecem juntas na mesma sílaba, formando um encontro consonantal.

O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes de uma mesma palavra. Difere-se do ditongo, em que as vogais permanecem na mesma sílaba. O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes.

Quando duas ou mais vogais aparecem juntas em uma palavra, elas formam um ENCONTRO VOCÁLICO. Veja os exemplos: pai mamãe moeda titia Paraguai noite beijo Os encontros vocálicos são classificados em: ditongo, tritongo e hiato.

Beijo = Bei + jo ( ditongo decrescente, vogal: e , semivogal: i) Distanciar = Dis + tan + ci + ar ( hiato, vogal: a, semivogal: i)

Um ditongo é um encontro vocálico, em que há uma vogal e uma semivogal, como no ditongo ão de espião, no ditongo ai de pai, no ditongo au de bacalhau, etc. Estes são ditongos decrescentes.