O que é enade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 8 votos

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma prova escrita, aplicada anualmente, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. A aplicação da prova é de responsabilidade do INEP, uma entidade federal vinculada ao Ministério da Educação.

O que é ENADE? O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Foi criado, juntamente com o Sistema Nacional de Avaliação Superior, pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.

Estudantes concluintes dos cursos de graduação das áreas avaliadas. A participação é obrigatória. Se você é concluinte de um curso que será avaliado neste ano, confira sua inscrição no Sistema Enade. A sua instituição de educação superior é responsável pela inscrição.

O Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudantes - ENADE que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem o objetivo de aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O que acontece se eu faltar a prova? O aluno ficará em situação de irregular perante o INEP e não poderá solicitar a colação de grau e a Instituição não poderá expedir o diploma por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório, conforme previsto no § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004.

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação ou dispensa justificada condições indispensáveis para a colação de grau e diplomação.

A solicitação é feita via sistema ENADE do INEP, justificando a ausência conforme critérios e cronograma estabelecidos no Edital do ENADE. Quem delibera sobre o pedido do estudante é o Coordenador de Curso, enquanto o INEP delibera sobre os pedidos do Coordenador.

A lei dispõe que a inscrição do aluno para realização do exame e a sua divulgação são de responsabilidade da faculdade e, portanto, se houve erro da instituição de ensino, em quaisquer dos procedimentos citados, o estudante também poderá obter o diploma ainda que sem a realização do Enade.

Portanto, apenas os/as ingressantes e concluintes dos seguintes cursos precisam fazer esta edição da prova: Bacharelado em: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gastronomia, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Teologia.

O exame é a terceira chance de obter nota e de escapar da DP (dependência provisória). O aluno é submetido a uma avaliação com todo o conteúdo do semestre e precisa tirar uma nota que, somada à nota atual, resulte em 10. Ou seja, se o aluno tem como média final 6,5, então deve tirar no mínimo 3,5 para escapar da DP.

O desempenho dos alunos é determinante para estabelecer a nota no ENADE obtida pelas instituições de ensino superior. A performance varia de 1 a 5. As que atingem as notas de 1 a 2 são avaliadas como insatisfatórias. A nota 3 propicia atingir um conceito satisfatório.

Os simulados Enade podem auxiliar os profissionais da IES a fazer um diagnóstico de desempenho dos alunos e, consequentemente, de sua própria atuação como docente. Dessa forma, é possível traçar estratégias atreladas às diretrizes do curso, e à melhoria do desempenho acadêmico nos simulados.

Estudante poderá colar grau sem ter participado do Enade.

Afinal, se não fizer o Enade não se forma? De acordo com o Inep, a participação no Enade é obrigatória para estudantes concluintes dos cursos de graduação das áreas avaliadas. Com base nas leis que tratam do exame, a participação é uma condição necessária para a conclusão do curso superior.

A aplicação das provas ocorrerá no dia 26 de novembro. O Enade 2023 avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).