O que é enxofre?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 4 votos

O enxofre ou súlfur é um elemento químico de símbolo S, com número atômico 16 e massa atômica 32 u. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido.

O enxofre é usado em múltiplos processos industriais como, por exemplo, na produção de ácido sulfúrico para baterias, fabricação de pólvora e vulcanização da borracha. O enxofre também tem usos como fungicida e na manufactura de fosfatos fertilizantes.

Sua produção foi originalmente como enxofre elementar pro- veniente de depósitos de origem vulcânica, posteriormente passou a ser recuperado a partir de sulfetos (pirita) e atualmente, a maior produção é através do refino de petróleo e recuperado a partir de gás natural e de metalurgias de metais não ferrosos.

Na sua forma natural, é encontrado em fontes termais, áreas vulcânicas e em depósitos sedimentares. Quando associado a outros elementos químicos, pode ser encontrado em menor quantidade no carvão, petróleo e gás natural, formando os sulfatos, os sulfitos e os sulfetos.

Quando associado a outros elementos químicos, formando sulfatos, sulfitos ou sulfetos, o enxofre pode ser obtido a partir do petróleo, gás natural e carvão. Porém, o elemento enxofre é mais comumente encontrado em minerais, como: Pirita (dissulfeto de ferro) Cinábrio (sulfeto de mercúrio)

O enxofre é um mineral com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti-bacterianas. Por isso, sabonetes à base de enxofre são muito indicados para auxiliar no tratamento da pele acneica, pois diminuem a oleosidade e aliviam inflamações.

Ele serve na redução das dores musculares e cólicas diversas. na pele, o enxofre é essencial, mantém a pele lisa, jovem e brilhante, aumentando a produção de colágeno e queratina. Especialmente indicado para os casos de acne, rosácea, pele seca, escamosa ou coceira e tratamentos de psoríase, eczema, caspa e escabiose.

- Dissolve cordões energéticos que criamos com pessoas, assuntos ou espirituais; - Traz os problemas da vida à tona, para que sejam resolvidos rapidamente; - Aplicado em erupções da pele, inflamações, febre e problemas crescentes nas articulações.

Foram considerados alimentos ricos em enxofre: abacate, acelga, aipo, alho, amendoim, batata-doce, brócolis, castanha, cebola, couve-de-bruxelas, couve-flor, ervilha, gengibre, goiaba, jaca, lentilha, maçã, melancia, melão, milho, mostarda, nabo, nozes, ovo, Page 3 99 Nutrição Brasil 2018;17(2):97-103 rabanete, repolho ...

Por ingestão: Considerado essencialmente não tóxico por ingestão. A ingestão de grandes doses pode causar náuseas, dor de cabeça, e inconsciencia em casos severos. Pode converter-se em sulfeto de hidrogênio no intestino.

Uma das principais características dos compostos que contêm enxofre é que eles possuem um cheiro muito desagradável. O cheiro de ovo podre, por exemplo, ocorre pela presença do H2S (sulfeto de hidrogênio).

O enxofre é uma molécula apolar, portanto, em que ele se dissolve? Não em água, mas a solubilidade é razoável (cerca de 25g/L) em acetona. Outros solventes apolares podem ser usados: dissolva um pouco de enxofre no solvente, e deixe apenas o sobrenadante evaporando em um béquer ou vidro de relógio.